Paróquia Basílica do Santíssimo Sacramento Apresentado pelo Patrocínio de Maria celebra a Sexta-feira da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo

  “Deus quis entrar na nossa história pelo caminho mais difícil: a cruz. Para que não houvesse ninguém tão desesperado que não conseguisse encontrá-Lo, até mesmo na angústia, no abandono. Até mesmo onde se pensa que Deus não pode estar, Ele chegou.” (Papa Francisco)

   Na última sexta-feira, 07/04, a Igreja Celebrou a Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, na Paróquia Basílica do Santíssimo Sacramento, em Sacramento (MG). Às 15h, celebrou-se a liturgia da Paixão do Senhor.

    O Evangelho de São João foi narrado pelos diáconos Wantuil e Francisco e a homilia foi feita pelo pároco, Padre Ricardo Alexandre Fidelis que, ao falar da Cruz de Cristo, proferiu as seguintes palavras “…uns afirmam que é um símbolo maldito, outros que não houve tal cruz, era apenas um mastro. Para muitos, o Cristo da cruz é um Cristo fraco, derrotado. Há quem ensine que Cristo não morreu na cruz. A cruz é símbolo de humilhação, derrota e morte para todos aqueles que ignoram o poder de Cristo para mudar a humilhação em exaltação, a derrota em vitória, a morte em vida e a cruz em caminho para a luz.”

  Foi lida, também, a Oração Universal dos Fiéis pela Santa Igreja, pelo Papa, pelos Bispos, Sacerdotes, catecúmenos, pela unidade dos cristãos, pelos judeus, pelos que não creem em Deus e pelos governantes. Logo após, foi realizada a Veneração da Cruz pelo pároco, diáconos e por todos os fiéis que se encontravam na Basílica. Como este é o único dia do ano em que não se celebra a Eucaristia, após a oração do Pai Nosso distribuíram-se as partículas consagradas na Ceia do Senhor. No final, os fiéis deixaram a Basílica em silêncio, com a sobriedade que o dia requer.

   Às 18h30, na porta da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, os fiéis se reuniram para a     meditação da Via-Sacra e encenação da Morte do Senhor. Em seguida, saíram em procissão com a imagem do Senhor Morto até a Basílica, onde se encerrou a função com a veneração da imagem.

   Com profundo respeito, silêncio, muita oração e a participação de um grande número de fiéis, a Paróquia Basílica do Santíssimo Sacramento celebrou, assim, a Sexta-feira da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Livia Pereirinha

PASCOM – Basílica

 

 

 

 

Compartilhe:

Assine nossa News

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Uberaba. Feito com por
© Copyright Arquidiocese de Uberaba. Feito com por