Paróquia da Ressureição acolhe novo Pároco

No último dia 28 de abril, a Paróquia da Ressurreição acolheu seu novo pároco, Monsenhor Valmir Ribeiro, e a celebração de apresentação foi conduzida por Dom Paulo Mendes Peixoto, Arcebispo Metropolitano, concelebrada por Monsenhor Valmir e diversos padres da Arquidiocese.

A igreja estava repleta de fiéis da Ressurreição, que demonstraram o entusiasmo com a chegada do novo pároco, de seus familiares, amigos e muitos leigos e leigas vindos das Comunidades Paroquiais em que ele já esteve à frente nesses quase 33 anos de vida sacerdotal. Monsenhor Valmir Ribeiro foi ordenado padre em 26 de agosto de 1989 por Dom Benedito de Ulhôa Vieira e logo de início assumiu a paróquia de Nossa Senhora do Carmo, na cidade do Prata. Em 1996 assumiu a Paróquia de Santa Teresinha, em seguida foi pároco da então Paróquia, hoje, Basílica do Santíssimo Sacramento apresentado pelo patrocínio de Maria. Posteriormente, voltou para Uberaba assumindo a reitoria do Seminário São José e conduzindo a criação da Paróquia de Santa Edwiges. Esteve por um tempo à frente da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário. Em 2013, foi nomeado pároco da Catedral Metropolitana, onde permaneceu até 31 de janeiro de 2022.

A Paróquia da Ressurreição foi criada em 22 de novembro de 1978 por Dom Benedito, apenas dois meses após assumir o arcebispado de Uberaba. Em 1964, Dom Alexandre Gonçalves do Amaral dera a bênção da pedra fundamental da capela Nossa Senhora do Carmo e das Almas. Em 1965, foi inaugurado o pequeno templo no bairro Santa Marta e a partir daí a futura paróquia começou a ser chamada popularmente de “Igreja das Almas”, dada a proximidade do Cemitério São João Batista.

Entre as décadas de 1960 e 1970, Dom Alexandre Gonçalves do Amaral nomeou o Padre Pedro Cerri como 1º Capelão; em 1976 o capelão nomeado foi o Padre Gerardus Bernardus Smeele que, com a criação da Paróquia em 1978, foi designado pároco. Em 1986, foi nomeado seu segundo pároco, Padre Anízio Ferreira dos Santos. Em 1989, recebeu como terceiro pároco o Padre João Batista Lopes. Em seguida, Padre Bartolomeu Eduardo Bravo (1992), Padre Sebastião Leite Mezêncio Machado (1994), Padre Eugênio Barbosa Martins (1996). Em 2007, a Congregação do Santíssimo Sacramento deixou de administrar a Paróquia e os padres diocesanos da Arquidiocese de Uberaba assumiram a Paróquia da Ressurreição. Assim, o sétimo pároco nomeado foi o Padre Alessandro Bobinton, o oitavo Monsenhor Paulo Porta em 2013, o nono em 2021, Padre Geovane Geraldo Silva e agora, o décimo, Monsenhor Valmir Ribeiro.

Nos primeiros meses de 2022, Padre Sebastião Ribeiro esteve à frente da Paróquia até a posse canônica de Monsenhor Valmir Ribeiro que, por problemas particulares e de saúde na família não pudera assumir a Paróquia de imediato. Sua primeira tarefa, como novo pároco, será rearticular as Pastorais para a realização da Festa de Nossa Senhora do Carmo, a ser comemorada em julho. Que Nossa Senhora do Carmo possa abençoar a Comunidade Paroquial da Ressurreição, bem como a missão de seu novo pároco.

Amanda Oliveira
Historiadora
Coordenadora da Pascom Arquidiocesana

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
© Copyright Arquidiocese de Uberaba. Feito com por
© Copyright Arquidiocese de Uberaba. Feito com por