Paróquia de Nossa Senhora Aparecida – Frutal-MG

A construção da capela de Nossa Senhora Aparecida foi idealizada por frei Gabriel de Frazzanó. Em 1971, quando a capela ainda estava inacabada, a imagem da padroeira do Brasil foi trazida pelos frades capuchinhos para a inauguração do templo. A comunidade foi crescendo em participação e em espiritualidade, bem como em sua estrutura material com a generosa doação de todo o povo, principalmente dos mais simples.

O decreto de ereção da paróquia deu-se em 19 de março de 1984, por Dom Benedito de Ulhôa Vieira, Arcebispo Metropolitano de Uberaba. Desmembrada da paróquia de Nossa Senhora do Carmo, foi instalada no dia 08 de abril de 1984, tendo como primeiro pároco Frei Vicente da Silva Pereira, da ordem dos frades menores capuchinhos. Os frades ficaram responsáveis pela paróquia até o final de 1989. A partir daí, foi designado para administrar a paróquia o então padre Antônio Braz Benevente.

Em fevereiro de 1991 assumiu a paróquia padre Luís Claudio Santos Silva. Em 1994, padre Márcio Antônio Resende Ruback. Já em 1996, padre Márcio foi transferido, sendo padre Bernardino Martinez Villa nomeado novo pároco. Em janeiro de 2004, tomou posse como pároco padre Gilberto Carlos Araújo, conduzindo a paróquia até junho de 2007, quando foi nomeado pároco Padre Márcio André Ferreira Soares que pastoreou a paróquia até final de 2012. Em janeiro de 2013, padre Eliseu Pereira de Carvalho assumiu a paróquia e permanece até o presente momento.

Ao longo dos anos, o templo passou por várias pequenas reformas necessárias. No ano de 2008, no entanto, deu-se início a uma reforma que o remodelou totalmente em seu espaço interno, bem como em sua fachada, ganhando um estilo contemporâneo, permanecendo apenas duas paredes laterais pelo fato de terem sido construídas com tijolos feitos por frei Gabriel. Essa grande reforma teve sua conclusão no ano de 2017.

Nesta trajetória é possível perceber que a paróquia cresceu muito. Teve momentos difíceis, mas muito maiores foram os momentos de vitórias e conquistas em sua missão evangelizadora. Junto à Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida, a paróquia conta com duas comunidades urbanas, Santa Rita de Cássia e Mãe da Esperança, e duas rurais, Sagrado Coração de Jesus e São Bento, e diversas pastorais e movimentos que dinamizam a evangelização em seu território.

Pastoral do Batismo
Fundada em setembro de 2007 pelo Pároco Marcio André. Hoje é composta por 20 membros (10 casais). Nosso trabalho visa à evangelização da família que busca o Sacramento do Batismo, procurando despertar a necessidade de viver este Sacramento no dia a dia da família, na sociedade.

Pastoral da Acolhida
A Pastoral da Acolhida da Paróquia Nossa Senhora Aparecida existe há cerca de 15 anos.Nós nos reunimos uma vez por mês para rezar, aprimorar nossa missão e avaliar nosso trabalho.

Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística
A Pastoral dos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística conta no momento com mais de 40 ministros. São assistidos quase 50 enfermos.

Grupo de Oração Maranatha
O grupo de Oração Maranatha surgiu de alguns integrantes do grupo de jovens, Jovem Unido no Amor de Cristo (JUNAC). Foi no mês de maio de 2001 que houve a primeira reunião do Grupo de Oração Maranatha que tem hoje 17 anos de existência. Temos de quarenta a sessenta participantes. As reuniões ocorrem todos os sábados das 20h às 21h30, na Casa de Retiro Maria Santíssima.

Pastora da Saúde
Aproveitando o Ano do Laicato, no dia 05 de abril deste ano, novos e antigos voluntários da Pastoral da Saúde da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Frutal/MG reuniram-se no centro Pastoral da Paróquia com o objetivo de traçar novas ações para a Pastoral. Na oportunidade, padre Eliseu Pereira Carvalho apresentou a nova coordenadora, Senhora Evanilda Alves Silveira Costa. Nossa Pastoral da Saúde (em processo de reorganização) está buscando sistematizar seu trabalho de forma a atender mais e melhor as pessoas que dela necessitam. Em nossa dimensão solidária, damos assistência aos enfermos. A pastoral realiza visitas na Transnefro Clínica de Hemodiálise e Nefrologia Ltda. As famílias também solicitam a presença da Pastoral da Saúde em suas casas.

Processo de Iniciação à Vida Cristã
A Paróquia Nossa Senhora Aparecida tem tido uma ótima participação das famílias e muitas bênçãos já foram alcançadas. As famílias estão entusiasmadas com o novo método de Catequese, agora com inspiração Catecumenal.
Contamos com a participação: Eucaristia – 73 famílias; Mistagogia – 21 famílias; Crisma – 70 famílias e Catequese de Adultos – 25 famílias.

Pastoral do Dízimo
Nossa Pastoral teve início em 2009 com catorze integrantes. Hoje, somos vinte e cinco participantes. Nosso trabalho junto à Igreja é o de levar a conscientização de como ser um dizimista fiel a Deus. E o fazemos por meio de palestras, testemunhos, com missa no segundo domingo do mês voltada para o dízimo, quando fazemos sorteios aos aniversariantes do mês de uma Bíblia e, aos que devolverem no dia seu dízimo, sorteio de uma lembrança. Em todas as missas, temos o plantão do Dízimo.

Equipe de Eventos
A Equipe de Eventos foi criada em 2014 e é formada por doze paroquianos. Tem como principal finalidade planejar e coordenar, juntamente com o Padre, as festas realizadas pela Paróquia.

Ministros Extraordinários da Palavra
O Ministério da Palavra iniciou seus trabalhos na paróquia em março de 2008. É um ministério de serviço prestado à comunidade e realizado por amor a Deus e ao próximo. Um ministério de entrega, motivado pela fé e sustentado pela esperança.

Pastoral Missionária (Grupos de Reflexão)
É uma pequena comunidade de cristãos reunidos nas áreas missionárias, nas próprias casas para rezar, refletir e partilhar a realidade que os cerca à luz da Palavra de Deus. Esta Pastoral é chamada a inculturar a mensagem cristã.

Clube de Mães
O Clube de Mães é realizado semanalmente, com duração de três horas, e tem como finalidade ensinar trabalhos artesanais. É considerado uma Pastoral das Artes dentro da Igreja. Por meio de nossos encontros, procuramos levar alegria, ânimo e acolhimento. A cada final de encontro, ocorre uma evangelização através de orações espontâneas.

Pastoral Litúrgica
Em 1995, teve início a Pastoral Litúrgica com representantes das diversas pastorais. No ano de 2008, foi reorganizada a equipe e, atualmente, conta com seis membros que trabalham na organização das missas e momentos importantes da paróquia.

Pastoral do Canto
Atualmente é composta por trinta e dois agentes com idade entre 12 e 60 anos, divididos em cinco corais menores que doam seu tempo para evangelizar através da música.

Acólitos, Coroinhas e Marianinhas
Em nossa paróquia, a pastoral dos Acólitos, Coroinhas e Marianas conta no momento com mais de trinta membros, incluindo crianças, adolescentes e jovens da comunidade.

Apostolado da Oração
Estamos hoje com trinta e cinco zeladores que participam do grupo. Nosso Apostolado é muito presente nas missas e festividades da paróquia. Já existe há mais de vinte anos em nossa paróquia. Reunimos sempre uma vez por mês. Toda primeira sexta-feira do mês ocorre a Hora Santa com roteiro de O Mensageiro, seguida da Missa em louvor ao Sagrado Coração de Jesus. Sempre comemoramos a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus no mês de junho com celebrações do tríduo, procissão e a Santa Missa solene do dia com participação muito animada de nossas associadas.

Da Secretaria da Paróquia

Compartilhe!
0 respostas

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *