PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA ABADIA – SACRAMENTO – MG

Graça e Paz!

Gratidão, fé, oração, coragem, alegria e muita emoção!

Sentimentos que marcaram o retorno da celebração e festividades presenciais da festa de nossa padroeira Nossa Senhora da Abadia, na paróquia de Nossa Senhora da Abadia, em Sacramento – MG.

Tudo foi preparado com muito carinho e grande expectativa. Afinal, foram dois longos anos de incertezas, sofrimento, dor e perdas irreparáveis em nossa paróquia, cidade, Brasil e no mundo inteiro, em decorrência da grave pandemia que atravessamos.

No entanto, a misericórdia de Deus é muito maior e nos permitiu o retorno tão esperado!

Com a poderosa intercessão de nossa Mãe Santíssima Senhora da Abadia, a coragem de nosso pároco padre Eliseu Pereira Carvalho e o empenho e dedicação dos festeiros, em 31 de julho de 2022, iniciaram- se os festejos com uma grande cavalgada que percorreu vários bairros da cidade, anunciando a chegada da festa!

Dia 6 de agosto de 2022. O grande dia! Início da festa religiosa! Foram nove dias intensos de muita oração, emoção, alegria e reflexão, quando contamos com a colaboração e presença de vários sacerdotes convidados, os dois diáconos ordenados de nossa comunidade, coroinhas, ministros, todos os movimentos e pastorais e uma expressiva participação do povo de Deus!

Todas as missas foram concelebradas! E cada uma foi única!

Cada sacerdote, com seu carisma e singularidade, presenteando a comunidade com reflexões profundas sobre o tema: Maria, mãe que nos educa para a caridade!

A intensa programação contou também com a volta presencial da parte social: quermesse, show de prêmios com sorteio de quatro prêmios: uma imagem de Nossa Senhora, uma bicicleta, R$500,00 em dinheiro e um Fusca. No domingo, dia 14, Dia dos pais, um delicioso almoço, na casa da mãe, preparado e servido por mãos abençoadas com muito carinho!

Após o almoço, aconteceu um animado, inusitado e inédito leilão de animais (coelho, galinhas, porcos, bezerros, etc.).

No dia 15, dia da padroeira! O encerramento da festa foi um grande dia de louvor, agradecimento, alegria e muita oração. Foram celebradas quatro missas, sendo duas com os padres e paroquianos da Paróquia Basílica e de toda cidade! Às 10h, houve uma grande carreata por toda a cidade e às 18h, a  igreja ficou pequena: foi necessário colocar cadeiras na frente e nas laterais para a missa de encerramento, com a coroação de Nossa Senhora. Em seguida, procissão com a imagem pelas ruas do entorno de nossa igreja!

Com certeza, foi a festa da superação, da entrega, do acolhimento, do retorno, da união, do sorriso com  os olhos, do abraço com o coração. A festa

do recomeço!

Gratidão infinita a Deus e a nossa mãe Maria Santíssima, Senhora da Abadia! E a todos que contribuíram para o bom êxito da festa!

Dulce Valéria da Cunha Melo

Sacramento – MG