Paróquia Santa Maria dos Anjos – Delta-MG

No dia 08 de dezembro de 1994, Dom Benedicto de Ulhôa Vieira assinou o decreto de Ereção de Paróquia e a Capela de Santa Maria Dos Anjos tornou-se Paróquia, na cidade de Delta – MG. Esse acontecimento trouxe transformações que presentemente continuam a ocorrer na comunidade católica de Delta.

Uma vez constituída Paróquia Santa Maria Dos Anjos, dois sacerdotes foram enviados para que assim se pudesse dar continuidade ao desenvolvimento da Igreja Matriz. Atualmente, o cargo de Pároco é ocupado pelo Padre Hélio Marcelo da Silva, que há dois anos e nove meses está atuando na Matriz e nas seis comunidades da cidade. Durante esse tempo, unido a toda a comunidade, ele vem desenvolvendo um belíssimo trabalho de fé e ação.

Muitas mudanças vêm acontecendo na Paróquia e comunidades, entre elas, mudanças na estrutura física. A Igreja Matriz, recentemente, passou pelas seguintes reformas: Capela do Santíssimo – reinaugurada em 13/12/2015 – presbitério, sala do Padre, trono da Padroeira, fachada, colocação do vitral de Santa Maria dos Anjos, pintura, restauração do jardim entre outras modificações trazendo maior acolhimento e satisfação a todos os fiéis que, com apoio e incentivo do Padre Hélio Marcelo, concretizam essas e outras benfeitorias.

A Matriz conta com missas todo 2º dia de cada mês em honra a Santa Maria dos Anjos e também missas às quintas-feiras e domingos.

A primeira igreja construída na cidade de Delta foi a Capela de São Sebastião, em 1960. Com o passar dos anos, a igreja precisou de grandes reparos, tais como: forro, piso, novas instalações elétricas, reforço das paredes e outros. Em março de 2014, deu-se início às reformas e em 22 de abril de 2016 ocorreu a reinauguração da Capela, que atualmente atende aos fiéis com missa semanal todos os sábados às 17 horas. No mês de janeiro, todos os fiéis se unem na organização da festa de São Sebastião.

No bairro Bela Vista, está localizada a Capela de Nossa Senhora Aparecida; sua construção começou no ano de 2013 e o caminho para a concretização desse projeto vem acontecendo com a atuação da comunidade. Muitos avanços foram conquistados até o momento. Entre eles estão: a construção de salas e coro (2017), sala do Padre, piso na sacristia e sala da futura Capela do Santíssimo. Outros progressos, com empenho, serão consolidados.

Na comunidade de Nossa Senhora Aparecida, há missas todos os sábados, às 19h30. No mês de outubro, é organizada a festa de Nossa Senhora Aparecida, Todos os fiéis organizam e participam do novenário, procissão e quermesse.

Além dessas comunidades citadas acima, a cidade de Delta tem outras comunidades: Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Mãe Rainha, São João Batista e a comunidade Santa Rita de Cássia. A Capela desta comunidade ainda está em processo de documentação e finalização. Para as demais, ainda não há igreja construída. Todas as comunidades têm celebrações de missa ao menos uma vez por mês. Nos demais dias, os fiéis se reúnem para rezar o terço em família; no tempo quaresmal e advento se propõem a fazer Vias Sacras, Novena de Natal e Celebração de seus Padroeiros.

A Paróquia Santa Maria dos Anjos se alegra e está aberta a todos que, com seus dons, participem e contribuam com as pastorais e grupos que existem atualmente: Pastoral do Batismo, Pastoral Bíblico-Catequética, Pastoral do Dízimo, Pastoral da Liturgia, Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão, Pastoral da Criança, Vicentinos, Pastoral da Acolhida, Pastoral do Canto, Pastoral dos Coroinhas, Acólitos e Marianas, Pastoral da Esperança, Terço dos Homens e Grupo Bíblico de Reflexão. A ação do leigo é de suma importância para que a igreja obtenha sucesso em sua missão, como nos fala o Papa Francisco, em sua primeira Exortação Apostólica, reportando-se às pastorais: “Agradeço o belo exemplo que me dão tantos cristãos que oferecem a sua vida e o seu tempo com alegria. Este testemunho faz-me muito bem e me apoia na minha aspiração pessoal de superar o egoísmo para uma dedicação maior”.

 

Maria Priscila Ribeiro Lima

Compartilhe!
0 respostas

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *