A missão da Paróquia São Domingos de Uberaba está diretamente ligada à presença missionária dos Frades dominicanos no Brasil. Provenientes da França, fundaram a primeira comunidade do Brasil em Uberaba, no ano de 1881, inicialmente instalados na Igreja Santa Rita, hoje Museu de Arte Sacra de Uberaba, até a construção da igreja. Vale lembrar que Uberaba pertencia à Diocese de Goiás. Logo depois, os frades missionários rumaram ao norte do país, numa fértil missão entre os índios.
Em Uberaba, já se instalaram com o intuito de evangelizar numa cidade pujante que foi se tornando referência no Triângulo Mineiro em âmbito cultural, econômico e religioso. Vale ressaltar a presença das irmãs dominicanas que aqui chegaram logo depois dos frades e se tornaram referência na educação e cultura em Uberaba.
Inicialmente, o território de missão dos frades em Uberaba era muito vasto, incluindo muitas comunidades rurais e urbanas, algumas, hoje paróquias de nossa arquidiocese.
Em 1899, teve início a construção da igreja São Domingos em estilo neogótico, que se tornou ícone da arquitetura sacra de Uberaba e de Minas Gerais, pela originalidade e beleza da construção em pedra tapiocanga, típica da região. A construção foi muito rápida, tendo sido inaugurada em 1904, sem as torres e as abóbadas. A igreja São Domingos é tombada pelo Conselho de Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba.
O estilo evangelizador da Ordem Dominicana não contempla necessariamente a formalidade da instituição paroquial. A igreja São Domingos era uma igreja conventual, foi centro de peregrinação do Rosário com grande abrangência fora dos limites de Minas Gerais e, somente em 1941, foi erigida a Paróquia São Domingos.
O convento dominicano de Uberaba testemunha há muito a grande contribuição dos frades na formação em nossa arquidiocese. Como casa de Noviciado dos Dominicanos no Brasil por muitos anos, por aqui passaram muitos jovens, hoje frades formados.
A missão evangelizadora da Paróquia São Domingos atualmente continua firme, com os desafios de uma paróquia de região central e com a característica desafiadora da pastoral urbana, onde as pessoas escolhem sua comunidade não pelo território, mas pelo vínculo afetivo.
Temos várias pastorais, grupos, serviços e movimentos que a tornam uma comunidade viva e atuante, além de estarmos abertos para muitas outras frentes de atuação na formação cultural, religiosa e política da cidade.
Nosso espaço de eventos e formação pastoral, a Casa do Rosário, recentemente reinaugurada, está aberta à comunidade, à Arquidiocese e à cidade como um todo.
Agradecemos a todos nossos paroquianos, aos agentes da pastoral o carinho e o empenho de construirmos uma igreja aberta aos desafios dos tempos atuais, sempre em saída, lutando contra a desigualdade e a injustiça, construindo o Reino de Deus aqui, já, no seguimento de Jesus.
Estamos nos preparando com a Família Dominicana mundial para celebrar no ano de 2021, os 800 anos da páscoa eterna de São Domingos, nosso padroeiro. Que ele interceda por todos e todas nós.
Frei Wanderley R. de Mesquita, OP
Pároco da Paróquia São Domingos