Paróquia São Judas de Uberlândia promove peregrinação à Sacramento

A Paróquia São Judas Tadeu de Uberlândia promoveu, no feriado de 7 de setembro, mais uma peregrinação jubilar, dentro da programação para o Ano Santo da Misericórdia. Desta vez, o local escolhido foi a Basílica Menor do Santíssimo Sacramento apresentado pelo Patrocínio de Maria, na cidade de Sacramento-MG. Este é o único templo religioso que detém o título de Basílica (igreja diretamente ligada ao Papa) em toda a extensão territorial da Província Eclesiástica de Uberaba, que corresponde à Arquidiocese de Uberaba e às Dioceses de Patos de Minas, Uberlândia e Ituiutaba.
A peregrinação contou com a direção espiritual de padre Olimar Rodrigues, atual pároco, de padre Gil Eduardo Araújo e do Diácono Permanente Antônio Daud. Ao todo, foram 8 ônibus que saíram da Paróquia logo após a santa missa das 7h. A programação incluiu uma visita à gruta dos Palhares e um almoço no Centro de Assistência Social Padre Antônio Borges, onde anteriormente funcionava um seminário.
À tarde, os peregrinos se concentraram na igreja de Nossa Senhora do Rosário, onde foram recebidos por padre Sérgio Márcio de Oliveira,  pároco da Basílica. O sacerdote narrou a história da fundação da cidade, da Paróquia e da sua elevação a Basílica, que aconteceu em 4 de outubro de 2014, dois dias depois do processo ser apresentado ao Papa Francisco. Recordou o triste episódio de quando o templo foi invadido e as imagens profanadas por um jovem, ressaltando que este momento solidificou ainda mais a fé dos católicos sacramentanos.
Da igreja de Nossa Senhora do Rosário, os peregrinos partiram em procissão rumo à Basílica, com o andor com a imagem de São Judas Tadeu, a cruz do Ano Jubilar, um ícone de Jesus Misericordioso e as bandeiras do Brasil e de Uberlândia.
Diante da Basílica, a Porta Santa foi aspergida, incensada e aberta por Padre Olimar que presidiu a santa missa, transmitida pela Rádio Sacramento AM. Os fiéis adentraram a igreja ao som do Hino do Ano Santo da Misericórdia e iniciou-se a celebração. Pe. Olimar, em sua homilia, destacou que todo fiel católico deve se deixar envolver pelo manto de Nossa Senhora, a mãe da Misericórdia.
No final da missa, Pe. Sérgio explicou a importância de uma basílica para o Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, pois ela é considerada um território do Papa e isso é representado por três símbolos: a bandeira do Vaticano na parte externa e, no interior do templo, a umbela ou umbráculo papal (uma espécie de sombrinha que protegia o Santo Padre nas procissões) e o tintinábulo (um sino encrustado em um brasão que anunciava a presença do Vigário de Cristo no meio do povo).
Pe. Sérgio explicou ainda que o sacerdote que preside a Missa em uma basílica, o faz em nome de Sua Santidade e leu um certificado assinado por ele pelo qual se comprova a participação de Pe. Olimar como peregrino do Ano Santo. Este certificado, nominal, foi entregue também a todos os fiéis devotos de São Judas Tadeu, assim como a todos os que para ali peregrinaram neste período jubilar.
Esta foi a segunda peregrinação que a Paróquia realizou nos últimos dias, já que em 31 de agosto, aniversário da cidade, a comunidade fez uma visita à igreja-mãe de Uberlândia, a Catedral de Santa Teresinha. Todos já se organizam para a tradicional festa de seu padroeiro que acontece durante o mês de outubro.
José Ricardo Lima
Comissão Provincial da Pascom