Participação na 27ª Assembleia Regional CNLB Leste II

Cristãos leigos das 19 (arqui)dioceses que participaram da 27ª Assembleia Regional do CNLB Leste II

Ocorreu, entre os dias 27 e 29 de maio de 2022, a 27ª Assembleia Geral Ordinária do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) do Regional Leste II, na cidade de Congonhas do Campo, MG, Arquidiocese de Mariana. O tema proposto foi “Cristãos leigos e leigas: sinodalidade e missão” e o lema: “Não tenham medo! Vão à Galileia e me verão ali” (Mt 28, 10). A Arquidiocese de Uberaba foi representada pelas cristãs leigas: Maria Rosária da Silva e Ana Paula Marçal Silva (Presidente e 1ª Secretária do Conselho Arquidiocesano de Leigos e Leigas).

A Assembleia marcou o retorno das atividades presenciais do CNLB Regional, sendo esse encontro um momento para reanimar o povo de Deus, além de refletir e apresentar novas propostas para os próximos anos. Assim, ao longo dos três dias foram apresentadas diversas temáticas com o intuito de debater e entender qual o papel do cristão leigo na sociedade, saindo dos muros da Igreja para acolher os excluídos e, assim, construir uma “Igreja em saída”, conforme proposto pelo Papa Francisco.

Durante a Análise de Conjuntura que ocorreu na manhã do dia 28, a Deputada Estadual Leninha e o Pe. José Antônio Oliveira receberam a missão de expor um panorama social, político e eclesial dos últimos tempos, suscitando reflexões sobre as ameaças à democracia que o governo atual tem feito, a volta do Brasil ao mapa da fome, a falta de recursos destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS), além de reforçar como o projeto dos governantes no poder está indo contra o projeto de Deus. Padre José Antônio comentou sobre a forma que a religião está sendo usada para sustentar propostas e candidaturas. Entretanto, quando vai para a ação, não prega o que o Evangelho propõe. Assim, para haver mudanças é necessário entender as propostas dos candidatos antes de votar, conhecer quem são essas pessoas, além de expor as situações que estão indo contra o Evangelho.

Buscando relembrar as atividades realizadas até o presente momento, Sônia Oliveira, Presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil, apresentou algumas atividades desde sua eleição em 2019. Assim, recapitula que assumiu a função em agosto, querendo realizar um trabalho de CAMINHAR. Recordou que a pandemia foi um tempo que forçou uma reestruturação, mas não foi um impedimento para o CNLB, que buscou desenvolver e participar de diferentes atividades em que o intuito era/é de cuidar da vida. Salientou que esse tempo contribuiu para uma valorização do laicato, dado que o leigo se comprometeu e assumiu diversas atividades, como o “Pacto pela Vida”, sendo que em Minas Gerais chegamos a três mil mobilizadores, e a participação na Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe. Para encerrar sua fala, Sônia reforçou que agora estamos em um tempo de escuta, de diálogo, de ser uma “Igreja em saída”, sendo que neste ano político é importante conscientizar o povo e levar para ele o caderno “Encantar a Política”.

Durante a Assembleia, foi eleita a nova Presidência do CNLB – Leste II, com vigência para 2022-2025. Confira os membros da diretoria eleita: Presidente: Leci Conceição do Nascimento; Vice-presidente: Adriano Massariol Pacheco; Secretário Geral: Leonardo Henrique de Souza Moura; Secretário Adjunto: Marcos André Ferreira de Oliveira; Tesoureira Geral: Vanda Ferreira Lopes; Tesoureira Adjunta: Dalva Rangel da Veiga Neri; Conselho Fiscal: Maria do Carmo, Claret e Edilson; Conselho Econômico: Fernanda, Marcos e Sônia Barbosa.

(Da esquerda para a direita: Marcos André, Leonardo, Vanda, Dalva, Leci e Adriano)

Ressalta-se que o encontro foi encerrado com a apresentação de algumas ideias e propostas de ação para as comissões Organização/Articulação, Formação, Fé e Política, Comunicação e Juventude, que foram trabalhadas em grupos, sendo que a Presidência do CNLB – Regional Leste II irá reunir-se para pensar em maneiras de estruturar e viabilizar as propostas, de acordo com as prioridades para o triênio que se inicia. O Bispo de Teófilo Otoni (MG) e referencial para o Laicato no Regional Leste 2, Dom Messias dos Reis Silveira, presidiu a missa de encerramento e enviou os cristãos leigos e leigas para suas missões.

Ana Paula Marçal Silva
Maria Rosária da Silva