Pascom Arquidiocesana se despede da Assessoria de Monsenhor Valmir Ribeiro

No último mês de abril, Mons. Valmir Ribeiro se despediu da assessoria da Pascom Arquidiocesana, após pouco mais de dez anos à frente da Comunicação na Arquidiocese de Uberaba. O momento, apesar de ser saudosista, não quer dizer que é triste. Afinal, temos muito a agradecer seu empenho e dedicação de todos esses anos à frente da Pascom. Apesar de não estar com o Mons. Valmir desde o início de seu trabalho na Pastoral da Comunicação na Arquidiocese, participei dos últimos oito anos. Desde 2015, acompanhei seu trabalho e, depois, em 2016, fui convidada por ele para coordenar a Pascom. Se tem uma coisa que preciso dizer quando falo dele é sobre sua dedicação e empenho. Quantas vezes nos reunimos tarde da noite para pensar em atividades para a Pascom, ou ainda, mesmo não havendo uma resposta generosa, insistimos em ações comunicativas para a Igreja Particular de Uberaba. Foram inúmeras, a perder de vista.

Antes da pandemia, começamos a organizar a Pascom por Foranias em nossa Arquidiocese. Mons. Valmir visitou individualmente os padres das paróquias das Foranias Nossa Senhora d’Abadia e Nossa Senhora das Graças. No final de 2019, tínhamos a Pascom em todas as paróquias dessas Foranias, o Projeto era que neste ano de 2023 já tivéssemos a Pascom devidamente instalada em todas as Foranias da Arquidiocese. Contudo, por causa da pandemia, o sonho foi um pouco adiado. Nesse meio tempo, por vezes, fizemos várias atividades em nível provincial, juntamente com as Dioceses de Uberlândia, Patos de Minas e Ituiutaba. Esforço, com certeza não nos faltou.

À frente da Rádio Metropolitana, Mons. Valmir pôde colocar em dia uma série de pendências administrativas, além de construir o 3º estúdio e adquirir novos equipamentos de informática e de transmissão. Organizou também a grade de programação, trazendo para a Rádio diversas reflexões teológicas, filosóficas e religiosas, aumentando a diversidade de conteúdo. Com isso, hoje a Rádio Metropolitana pode fazer companhia diária a milhares de ouvintes, seja por meio do sinal do rádio ou pela internet.

Teria muitas outras coisas para falar aqui. Contudo, quem segue nosso Jornal Metropolitano, dirigido por Mons. Valmir até a edição de abril, pôde acompanhar os feitos à frente da Pastoral da Comunicação. Sabemos que temos um amigo, com quem podemos contar sempre. E para nós que ficamos, o dever de dar sequência ao legado deixado por ele, para que a Comunicação na Arquidiocese de Uberaba continue dando frutos.

Gratidão, Mons. Valmir Ribeiro!

Amanda Oliveira

Pascom Arquidiocesana