ECC (Encontro de Casais com Cristo)

Conheça a história do Encontro de Casais com Cristo (ECC)

O Encontro de Casais com Cristo (ECC) não é uma pastoral ou movimento, é um Serviço Escola da Igreja em favor das famílias para Evangelização e vivência do Sacramento do Matrimônio a partir da família e da paroquialidade, permitindo aos casais o reencontro com igreja, família e filhos e também seu compromisso com a justiça Social.

O ECC, como é chamado, é vivenciado em três etapas:

1ª Etapa) O Encontro evangelizador, missionário, é o despertar, o chamamento aos casais afastados da igreja. Desperta os casais para a vivência do Sacramento do Matrimônio e a Espiritualidade Conjugal, Familiar e Apostólica.

2ª Etapa) O Reencontro, catequético, é o aprofundamento, uma proposta de compromisso. Utiliza a reflexão e é voltado para casais engajados ou que desejam se engajar nos serviços paroquiais.

3ª Etapa) O Compromisso, transformador, é para os casais que buscam mudar as estruturas injustas de nossa sociedade.

O ECC teve sua origem em 1970 na Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, na Vila Pompeia, em São Paulo (SP), por iniciativa do padre Alfonso Pastore. O ECC hoje é uma realidade no Brasil inteiro, de norte a sul, de leste a oeste, estando presente em aproximadamente 150 (Arqui)Dioceses.

Devido à grande expansão do ECC em todo o Brasil tornou-se necessário a criação de um Documento Nacional que pudesse dar a todas as Arquidioceses uma orientação segura, procurando aprimorar sua linha evangelizadora. Este documento foi criado pelo Conselho Nacional e aprovado pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) entre os dias 25 e 27 de outubro de 1985.

Em Uberaba, o ECC completou 40 anos em 2018. No dia 15 de dezembro de 2018 foi celebrada na Quase Paróquia de Bom Jesus uma missa em ação de graças pelas atividades do ECC durante o ano de 2018 e também pelos 40 anos de ECC na Arquidiocese. Pedindo bênçãos a Deus e a Sagrada Família para as próximas atividades do ECC na Arquidiocese de Uberaba e pela comemoração que se aproxima dos cinquenta anos de ECC no Brasil.

Em Uberaba, o ECC conta com um Conselho Arquidiocesano coordenado pelo seu assessor espiritual, padre José Edilson da Silva e pelo casal de coordenadores arquidiocesanos, José Marcos dos Santos e Denize Raquel Margato Santos.

Cada Região da Arquidiocese de Uberaba possui um casal representante do ECC, formando assim um Conselho Arquidiocesano com casais de todas as regiões da Arquidiocese. Agradecemos ao apoio de todos e desejamos a toda Arquidiocese de Uberaba um ano repleto de bençãos!

José Marcos dos Santos e Denize Raquel Margato Santos – coordenadores arquidiocesanos do ECC