Pastoral da Saúde

A Pastoral da Saúde é a ação evangelizadora de todo o povo de Deus comprometido em promover, preservar, defender, cuidar e celebrar a vida, tornando presente no mundo de hoje a ação libertadora de Cristo na área da saúde. É fundamentada na ação evangelizadora de Cristo que “percorria todas as cidades e aldeias, pregando o Reino de Deus e curando todo tipo de doenças e enfermidades” (Mt 9, 35) e no seu mandato, “Ide por todo mundo, pregai o Evangelho e curai os doentes” (Mt 10, 8-9). A cura dos doentes é parte integrante da missão e ação do enviado do Pai, para que todos tenham vida e a tenham em abundância (Jo 10,10).

A Pastoral da Saúde tem como objetivo Geral de Evangelizar com renovado ardor missionário o mundo da saúde, à luz da opção preferencial pelos pobres, enfermo e sofredores, participando da construção de uma sociedade justa solidária a serviço da vida em plenitude, sinal do Reino de Deus entre nós.

SOLIDÁRIA: vivência Samaritana junto aos doentes e sofredores nos hospitais, domicílios e comunidades, atendendo a pessoa na sua dimensão física, psicológica, social e espiritual.

COMUNITÁRIA: capacitação de profissionais e agentes multiplicadores de Saúde e criação de grupos comunitários que atuem no campo da prevenção, promoção, educação e humanização das instituições de saúde através de um processo participativo e transformador.

POLÍTICA-INSTITUCIONAL: atuação política junto aos órgãos e instituições, públicas e privadas que prestam serviços e formam profissionais na área da saúde. Participação nos Conselhos Municipais, Estaduais e Nacional, e Assembleias, buscando a humanização do Sistema de Saúde, a fiscalização e a denúncia quando isso não for possível.