Pastoral Vocacional

A Arquidiocese de Uberaba, atenta ao pedido de Jesus: “Pedi ao Senhor da messe que envie operários para a sua messe” (Mt 9,38), iniciará, a partir do dia 12 de maio (4º Domingo da Páscoa – “Domingo do Bom Pastor”) uma AÇÃO EVANGELIZADORA em prol de vocações para a Igreja. A proposta é que cada comunidade se coloque em oração como um único corpo, pedindo ao Senhor, por intercessão de Nossa Senhora uma nova vocação para a Igreja.

A vocação para o sacerdócio, a vida consagrada, a família, a missão… é um dom concedido somente por Deus, mas também é fruto da comunidade que reza. O Papa Francisco acredita neste propósito: “Jesus nos disse que o primeiro método para obter vocações é a oração e nem todos são convencidos disso”. Além da oração, outro elemento essencial serão os testemunhos. Nossos jovens precisam ver testemunhos bonitos de pessoas que se dedicam inteiramente ao Senhor em nossa Arquidiocese com alegria e entusiasmo, para que possam sentir-se motivados a apostar suas vidas nesse mesmo caminho.

A Ação Evangelizadora: “Cada comunidade uma nova vocação” vai desenvolver-se a partir de dois eixos:

1º REZAR PELAS VOCAÇÕES:

Antes de todas as missas – as comunidades serão convidadas a rezarem a dezena do Santo Rosário na intenção das vocações e também no decorrer das missas, no momento da oração dos fiéis, ou na ação de graças, poderão rezar a oração vocacional e entoar o tradicional “Enviai Senhor…”;

Também nos encontros e reuniões promovidos pela Arquidiocese; nas reuniões paroquias e encontros: de conselhos, de pastorais e movimentos, de catequese, de casais, grupos de reflexão, etc, rezar uma dezena do Rosário e/ou a Oração pelas vocações;

É importante recordar sempre às pessoas a intenção da oração: pelas vocações.

2º DIVULGAR NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO TESTEMUNHOS VOCACIONAIS E VÍDEOS DE MOTIVAÇÃO VOCACIONAL

Serão produzidos pelo Serviço de Animação Vocacional, vídeos com lindos testemunhos vocacionais e vídeos motivacionais que deverão ser lançados nas redes sociais, fazendo-os chegar a grande massa juvenil de nossas comunidades. Para facilitar o acesso a esses materiais, os mesmos serão disponibilizados em plataforma digital, nesta página da Pastoral Vocacional no site da Arquidiocese de Uberaba.

Para iniciarmos o projeto pedimos a todos: padres, religiosos e religiosas, leigos e leigas que sigam os passos abaixo:

1º Passo – DIVULGAÇÃO

Para que a Ação Evangelizadora seja apresentada a todos os fiéis, principalmente ao CPP para que toda a paróquia possa abraçar o projeto.

2º Passo – MATERIAL

Para que tenham acesso a todo o material que será disponibilizado para Arquidiocese: cartaz, panfleto com a oração, marca-páginas motivacional e o banner com a oração que deverá ser afixado nas igrejas.

3º Passo – ABERTURA

Para preparar e mobilizar toda a paróquia para realizar oficialmente a abertura da Ação Evangelizadora, no dia 12 de maio, em todas as missas.

“Caminheiro, você sabe, não existe caminho. Passo a passo, pouco a pouco e o caminho se faz.”

Com o refrão deste belo canto, venho convidá-los, a juntos somarmos cada vez mais forças para o nosso Serviço de Animação Vocacional, não podemos caminhar sozinhos e isolados, mas vamos juntos de mãos dadas, como Igreja Particular da Arquidiocese de Uberaba cuidar das vocações!

Confiemos que Deus continuará a despertar jovens generosos para segui-lo, tornando a Igreja uma luz que brilha nesse mundo. Responder ao chamado de Deus é o propósito da Ação Evangelizadora. Certamente, pela oração e pelo testemunho muitos jovens serão tocados e motivados a também empenharem sua vida no projeto de Deus. Que Maria Santíssima, a Mãe das Vocações, que escutou, acolheu e viveu a Palavra de Deus feita carne, nos guarde e sempre nos acompanhe nesta missão.

Pe. Rogério Consentino de Aguiar – Promotor Vocacional