Pastoral da Comunicação da Província de Uberaba se reúne em Uberlândia

O Dia do Jornalista (07 de abril) na Arquidiocese de Uberaba foi marcado pela primeira reunião do ano da Pastoral da Comunicação (Pascom) Provincial, realizada na manhã do último sábado na Cúria Diocesana de Uberlândia. A Província Eclesiástica de Uberaba é formada pela Arquidiocese de Uberaba e pelas Dioceses de Uberlândia, Patos de Minas e Ituiutaba.

Representando a Arquidiocese de Uberaba, estiverem presentes o assessor espiritual da Pascom em Uberaba, monsenhor Valmir Ribeiro, os coordenadores da Pascom Arquidiocesana, Luís Carlos de Souza e Amanda Oliveira, e a assessora de imprensa da arquidiocese e também agente Pascom, Jordana Moreira. Representando a Diocese de Uberlândia estava Melissa Ribeiro, assessora de imprensa da Diocese e também uma das coordenadoras da Pascom Diocesana. Representando a Diocese de Patos de Minas estavam o assessor espiritual da Pascom Diocesana, padre Artur Oliveira, Cláudia Milagrosa, agente Pascom, e o assessor de comunicação da diocese de Patos de Minas, Bruno Silveira.

O objetivo da reunião foi dar encaminhamento às propostas firmadas em 2017 e estabelecer novas metas para o presente ano. A principal ação definida nesta primeira reunião foi a finalização de uma cartilha formativa, que tem como finalidade orientar os agentes Pascom sobre como implantar a Pastoral em suas paróquias.

O conteúdo da cartilha terá como texto base a cartilha produzida pela Diocese de Caratinga (MG), que gentilmente cedeu seu material à Arquidiocese de Uberaba. Esta cartilha será finalizada e apresentada às paróquias de toda a Província. Como destaca Melissa Ribeiro, uma das coordenadoras da Pascom da Diocese de Uberlândia, alguns conteúdos da cartilha serão voltados para cada Diocese em particular.

“Outro ponto importante (da reunião) foi restabelecer a divisão dos eixos norteadores do trabalho na Pascom, de acordo com as atuais necessidades, tendo em vista o Plano de Comunicação para a Província elaborado há dois anos”, descreve Melissa, que conta que a Comissão Provincial para Comunicação da Arquidiocese de Uberaba entende que desde então, a realidade mudou. Desta forma, as atividades dentro dos quatro eixos norteadores (Espiritualidade, Produção, Formação e Articulação) serão repensadas com o intuito de priorizar as necessidades atuais.

Depoimento dos agentes da Comissão para Comunicação da Província Eclesiástica de Uberaba

“A Igreja existe para evangelizar, e evangelizar é comunicar. É trazer a boa nova de Jesus Cristo a todos os povos de várias maneiras. Hoje a comunicação cumpre essa função de ser porta voz de uma notícia que é muito maior que a nossa notícia. A Pastoral da Comunicação é essa Pastoral que cuida do tesouro mais precioso que temos, que é a mensagem do Evangelho! Daí a importância de se comunicar bem. Nós temos o melhor conteúdo e as vezes não nos preocupamos com a qualidade disso. Anunciamos o Reino e queremos continuar comunicando de uma maneira profissional, técnica, que traga eficiência naquilo que nós estamos construindo enquanto Província Eclesiástica de Uberaba. Desde dois anos atrás nós temos tido esse contato mais próximo para que, unindo forças, nós possamos comunicar a alegria do Evangelho como tem nos recordado tão bem o querido Papa Francisco.” Padre Artur Oliveira, assessor espiritual da Pascom da Diocese de Patos de Minas

 

“Estamos trabalhando na Pascom Província um processo de amadurecimento da Comunicação na Igreja, principalmente voltado para as mídias sociais, os novos meios de comunicação, que é algo muito importante para o novo comunicar do homem junto a Deus. Estamos trabalhando em como transmitir isso para nós, leigos, que hoje somos referência e somos aqueles agentes que estão sendo vistos pela Igreja, nesse Ano do Laicato. É muito importante estarmos articulando enquanto Província e estarmos aumentando a nossa capacidade de comunicar a palavra de Deus de uma forma nova e criativa.” Bruno Silveira, agente Pascom e assessor de comunicação da Diocese de Patos de Minas

 

“Enquanto pasconiana é uma alegria imensa, porque eu vejo que a Pascom tem uma participação muito grande dentro da Igreja e uma função fundamental para todos os trabalhos que são desenvolvidos. Não só diante da paróquia, mas também enquanto Diocese e Província. Quando a paróquia tem a Pascom vejo que os trabalhos são divulgados mais abertamente e há uma adesão maior dos leigos. Eu acredito que toda paróquia deveria ter sua equipe Pascom. Eu fico muito feliz por fazer parte da Pascom da minha paróquia, da Diocese e agora da Província. O que demonstra a minha paixão pela comunicação. O ato de comunicar vai muito além do que simplesmente falar. Comunicar é conseguir divulgar os trabalhos da Igreja, motivar as pessoas a fazer parte dos trabalhos da Igreja.” Cláudia Milagrosa da Silva, agente Pascom da Diocese de Patos de Minas e da Província Eclesiástica de Uberaba

 

“A Igreja tem a melhor notícia para ser dada, a melhor notícia para ser comunicada, que é Jesus Cristo e o Cristo Ressuscitado. E nós, como Igreja, partimos sempre do fato da ressurreição do Cristo para anunciar Deus no seu grande e infinito amor por nós. O Deus de amor, o amor misericordioso, compassivo, preocupado. E o Espírito Santo, que é a atualização deste amor e deste evento salvífico que é Jesus Cristo na nossa vida hoje. Tudo isso sob o olhar doce e materno de Nossa Senhora.

Então a Igreja tem uma notícia maravilhosa para ser comunicada.

Nós pecamos algumas vezes no modo como nós comunicamos, no modo como nós fazemos esse anúncio. Então, a Pastoral da Comunicação é esse grande esforço que a Igreja faz hoje para, a partir de todas as possibilidades que nós temos, principalmente os meios de comunicação social e as novas mídias, anunciar Jesus Cristo com toda essa novidade que Ele traz, e fazer com que isso chegue ao coração de todas as pessoas indistintamente: da própria religião, posição ou classe social e idade – todas essas denominações que nos dividem e que foram criadas por nós, e não por Deus.

Nós queremos fazer com que o anúncio de Jesus Cristo no seu Evangelho e essa proposta de vida em plenitude que Deus faz para nós chegue a todos. A Pastoral da Comunicação se insere aí: nesse esforço que a Igreja faz de um modo sistemático e atual para que isso seja anunciado. Nós temos esse esforço nas paróquias, nas dioceses e enquanto Província Eclesiástica. No nosso caso, as quatro dioceses que compõe a Província Eclesiástica de Uberaba: a Arquidiocese de Uberaba e Dioceses de Uberlândia, Patos de Minas e Ituiutaba.

Estar inserido nesse trabalho me enche de alegria, porque eu posso de vários modos comunicar: não só lá na minha paróquia, mas também através da Rádio Metropolitana, do Jornal Metropolitano; temos o site da rádio, o site da Arquidiocese, a fanpage e o site da paróquia. E também nesse nível um pouco maior, ajudando a pensar a comunicação na nossa Província.

Eu me sinto muito feliz, louvo e bendigo a Deus por todas as pessoas que sentem esse mesmo apelo, essa mesma vontade, essa mesma alegria, e que se juntaram para que nós pudéssemos compor esta equipe provincial da Pastoral da Comunicação. Tivemos alguns avanços e temos muitos desafios, mas eu acho que o avanço maior que nós tivemos foi ter produzido esse grupo, essa equipe que quer! Os deslocamentos não são fáceis, vir de Uberaba, Ituiutaba, Patos de Minas… mas é um grupo que quer fazer. E todos motivados pelo mesmo amor à Deus, em Jesus Cristo, abertos à ação do Espírito. Buscando atualizar na Igreja o anúncio daquilo que é fundamental para nós. Então eu louvo e bendigo a Deus por esse grupo corajoso que hoje compõe a Pascom Provincial. E viva a nossa Pascom!” Monsenhor Valmir Ribeiro, assessor espiritual da Pascom da Arquidiocese de Uberaba

 

Jordana Moreira
Assessoria de Imprensa

Compartilhe!
0 respostas

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *