Pastoral da Música da Arquidiocese de Uberaba promove encontro de formação “Cantando Salmos”

“CANTANDO SALMOS”

PASTORAL DA MUSICA ARQUIDIOCESANA

No dia 04 de março, a Pastoral da Música de nossa Arquidiocese promoveu a formação “Cantando Salmos”, no Colégio Marista Diocesano. O encontro contou com aproximadamente 85 participantes, entre músicos de toda a Diocese, e teve como formadores o padre Fabiano Roberto, da Paróquia São Geraldo Majela, e André Bolela, de Franca (SP). O “Salmo Responsorial” foi alvo de estudos e reflexões durante todo o dia.

André Boleta trabalhou o tema “VAIDADE – Um obstáculo terrível que desvia os olhos do nosso objetivo ministerial”. Foi um momento de autoavaliação quanto à falta de investimento pessoal, o “querer aparecer” ou tocar e cantar simplesmente, sem capacitação para tal. Também foi pensado o SER Ministro da Música ou um funcionário do canto. A espiritualidade do músico cristão deve ser cuidada, o músico cristão deve saber diferenciar o ato de tocar um instrumento em uma missa e o momento de louvor e adoração.

Os participantes se manifestaram, compartilhando suas dificuldades, suas dúvidas e a forma como preparam e exercem seu ministério, em especial ao executar o salmo na missa.

Padre Fabiano trabalhou o universo do Salmo Responsorial, apontando técnicas, sugestões e novas formas de se buscar o ideal de melodias para cada tipo específico. Apresentando brevemente o estudo sobre métrica, promoveu uma pequena oficina para demonstrar e exemplificar algumas versões metrificadas do Saltério (o livro dos Salmos). Padre Fabiano explicou alguns símbolos apontados pelo Lecionário, símbolos estes que ajudam o salmista a cantar o salmo de forma mais bela e preparada. “Ainda que o Salmo Responsorial seja só recitado, na Missa (e não cantado), o conhecimento da métrica é importante para proferi-lo com beleza”, afirmou o sacerdote.

A Pastoral da Música Arquidiocesana agradece a todos pela presença e avisa que em breve terão novidades!

Rejane Canêdo, agente da Pastoral da Comunicação Arquidiocesana

Fotos por Rejane Canêdo

 

Compartilhe!
0 respostas

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *