Pastoral do Batismo: passos adiante!

A Comissão Bíblico-Catequética é responsável por acompanhar a evangelização através das catequeses destinadas à preparação de várias idades, no caminho dos sacramentos da Iniciação Cristã. No sentido de aprimorar a catequese oferecida para pais e padrinhos de crianças a serem batizadas, foi elaborado um novo subsídio que irá contribuir para que a Pastoral do Batismo de nossas paróquias exerça sua instrução catequética.

A elaboração deste subsídio para a Catequese de Batismo para Pais e Padrinhos em nossa Arquidiocese de Uberaba atendeu inicialmente a um pedido da Coordenação Arquidiocesana de Pastoral, em comunhão com as demandas do clero e das lideranças pastorais. O desafio colocado era elaborar um material próprio, com a identidade de nossa Igreja particular e que ao mesmo tempo fosse rico em seu conteúdo doutrinal e pastoral e estivesse em linguagem acessível.

Paralelamente a este objetivo, vimos a urgência em dar prosseguimento à necessária conversão pastoral pedida desde o Concílio Vaticano II sobre o modo de evangelizar e, de modo mais específico, de catequizar. Uma catequese de Iniciação à Vida Cristã de inspiração catecumenal, animada pelo frescor da experiência da Igreja primitiva, é nossa esperança para superarmos os obstáculos de nosso tempo. Esse frescor e essa inspiração, que já haviam contagiado nossas Pastorais de Catequese para Eucaristia e Crisma, colocando a Arquidiocese de Uberaba na vanguarda dessa conversão pastoral, ainda necessitam de passos quanto à Pastoral do Batismo. Temos a expectativa de que esse subsídio faça avançar esta caminhada.

Na prática, isso significa dizermos Catequese de Batismo e não mais “curso de Batismo”, significa ainda chamarmos os agentes da Pastoral do Batismo por aquilo que sempre foram: catequistas. Essa conversão pastoral, aplicada à Pastoral do Batismo, pretende a união cada vez maior do caminho catequético dos três indissociáveis sacramentos da Iniciação Cristã: Batismo, Eucaristia e Crisma. Queremos, pois, uma catequese de Batismo mais cristocêntrica, querigmática, bíblica, orante e personalizada.

Animados ainda pela vocação sinodal da Igreja, a elaboração desse subsídio prescindiu e aproveitou o que já havíamos produzido em nossa Igreja particular no passado (especificamente os subsídios de 2004 e 2019). A prática corrente em nossas Pastorais do Batismo também ajudou nesta construção: algumas paróquias contribuíram com seus roteiros feitos em nível paroquial para o enriquecimento de nosso material. Ainda, nos encontros realizados em 2022 com os coordenadores paroquiais da Pastoral do Batismo, suas impressões e sugestões foram levadas em consideração. Finalmente, tendo sido terminada a primeira versão, e após ser submetido ao juízo do clero e de nosso arcebispo, foi aprovada sua versão final em nossa II Assembleia da Iniciação à Vida Cristã em 10 de dezembro de 2022. A escuta uns dos outros e, mais importante, a escuta atenta do Espírito nos dão esperança na missão e na caminhada da Igreja.

A Parte I compreende a catequese de Batismo propriamente dita, com suas três partes fundamentais: Oração Inicial, Catequese e Oração Final. O coração de cada encontro é a catequese dada aos pais e padrinhos, dividida nesse subsídio em seis conteúdos: 1. O Plano de Deus; 2. A Boa-Nova: Querigma; 3. Os Sacramentos; 4. O Sacramento do Batismo; 5. Símbolos e Ritos do Batismo; 6. Missão de Pais e Padrinhos.

A Parte II é destinada especialmente aos catequistas da Pastoral do Batismo. Aí encontrarão os pontos fundamentais da catequese de Batismo dentro da Iniciação à Vida Cristã de inspiração catecumenal, respostas às perguntas frequentemente feitas sobre questões pastorais e canônicas, bem como sugestões e possibilidades de textos bíblicos e canções a serem usadas tanto nas catequeses quanto no dia do batizado.

A Comissão Bíblico-Catequética tem como assessores Pe. Vanderlei e os seminaristas Rodrigo e Vitor. Na coordenação-geral, temos Cláudia Moreira e, voltados para a catequese oferecida pela Pastoral do Batismo, o casal João e Aparecida Jacinto. Até o momento, oito das nove foranias de nossa Arquidiocese já foram visitadas no sentido de apresentar o novo subsídio para os catequistas da Pastoral do Batismo de nossas paróquias, para além de conhecer de perto a realidade dessa pastoral, seus desafios e possibilidades de evangelização.

Que esse trabalho possa ser uma contribuição diante do mandato sempre atual de Cristo, Nosso Senhor: “Ide, pois, e fazei discípulos todos os povos, batizando-os em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo” (Mt 28,19).

Vitor Lacerda, seminarista

Assessor da Comissão Bíblico-Catequética.