Primeira Comunhão na Paróquia Nossa Senhora de Fátima

No dia 08 de dezembro de 2023 às 19 h, os catequizandos da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima receberam a Primeira Comunhão – Jesus Eucaristia – das mãos do nosso querido Pároco Frei Anízio Rodrigues de Oliveira Filho, OFM.

 

A Celebração Eucarística foi preparada pela equipe litúrgica com o apoio das Catequistas Maria Flávia de Figueiredo e Luzia de Lourdes Ribeiro. A Paróquia, com grande alegria, acolheu um grande número de familiares e amigos dos catequizandos que vieram participar da Missa.

 

Durante o periodo de dois anos, em consonância com as Diretrizes de Formação do Itinerário Catequético, em cada tempo e fase, as atividades da Pastoral da Catequese da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima foram sendo desenvolvidas com a Assistência Espiritual do Frei Suelton Costa de Oliveira, OFM e a Coordenação da Catequista Maria Luiza Felipe.

 

A experiência dos Encontros com as Famílias dos catequizandos, entre outros aspectos relevantes, foi também bastante proveitosa, a ponto de ser solicitado mais encontros de espiritualidade com os pais e oportunidade de participação dos mesmos em serviço litúrgico como leituras na Missa.

 

Frei Anízio Rodrigues de Oliveira Filho, OFM, enfatizou em sua homilia, na Missa do dia 08 de dezembro, em que 44 catequizandos receberam a Primeira Comunhão, essa questão da participação dos pais durante toda a preparação de seus filhos para esse momento tão especial na vida de cada um.  Frei Anizio Rodrigues, OFM,  sobretudo o fato de que é em seu lar, que a criança percebe, descobre a importância de fé e a vontade de alimentar essa fé mediante a sua participação ativa na vida da Igreja. Para que haja continuidade de participação, esclareceu, Frei Anízio Rodrigues, OFM é necessário o bom exemplo, o apoio dos pais: a Eucaristia alimenta a nossa fé para que prossigamos fiéis, compromissados, como discípulos e missionários de Jesus.

 

A Paróquia Nossa Senhora de Fátima oferece à comunidade paroquial a Missa com as Crianças, celebrada todo domingo às 9:30 h pelo Pároco Frei Anízio Rodrigues, OFM. Os catequizandos da Paróquia Nossa Senhora de Fátima têm uma carteirinha individual para que seja assinalada a participação de cada um na Missa dominical das crianças. Destarte, a frequência dos catequizandos foi importante porque conforme a constante orientação e solicitação do Pároco Frei Anizio Rodrigues, OFM, é preciso, ao longo do periodo formativo, envolvê-los com as respectivas famílias nas atividades da catequese e da comunidade paroquial, em especial, nas Celebrações Eucarísticas.

 

Neste sentido, almeja-se “fazer da Igreja uma ‘casa de Iniciação à Vida Cristã’”, colocando catequizandos e familiares em contato com Jesus de Nazaré e sua mensagem, de forma que brote em cada coração a alegria própria desse encontro, a alegria do Evangelho, que suscita o desejo de participar, seguindo e servindo a Cristo durante toda a vida.

 

Rita De Blasiis

Pascom da Paróquia Nossa Senhora de Fátima

 

Compartilhe: