Projeto Arquidiocese em Conexão

A Pascom, Pastoral da Comunicação, entendendo sua urgência, neste tempo de exceção, neste tempo tão diferente, entre suas muitas iniciativas propôs uma videoconferência com todos os presbíteros sob a coordenação do Sr. Arcebispo Dom Paulo, para apresentar um novo projeto que está sendo chamado de Arquidiocese em Conexão.

Temos consciência de que a Pascom sairá fortalecida desta experiência de exceção, de distanciamento social que estamos vivendo, uma vez que faz parte de sua razão de ser o fato de ser chamada de a Pastoral da Transversalidade, porque permeia toda a vida eclesial, faz-se ponte entre todos os segmentos da vida pastoral, une, informa, congrega e faz a espiritualidade acontecer.

O Projeto Arquidiocese em Conexão foi idealizado para ser uma ferramenta de comunicação que crie proximidade, forneça conteúdos e ofereça formação.

A proposta é de um alargamento do espaço virtual, ampliando para outros segmentos da vida arquidiocesana: dos presbíteros para os agentes Pascom das paróquias e comunidades, passando pelos Diáconos e Religiosos.

Atenta às demandas apresentadas, a Pascom está produzindo conteúdos e disponibilizando informações que tornam o trabalho de comunicação em nossas estruturas pastorais mais fácil e eficiente.

Foi pedido a cada Pároco ou responsável pelas paróquias e comunidades que indicassem um agente Pascom para compor uma segunda frente de trabalho, dentro do mesmo Projeto, que é chamada de Conexão-Agentes Pascom. Esta frente já conta com 47 agentes indicados e há uma grande movimentação no grupo.

O Professor Luís Fernando tem contribuído enormemente neste Projeto, a partir de sua experiência profissional, como professor na Uniube, e de seu trabalho na Rádio Metropolitana. Deve-se a ele a organização das “salas de aula”, no Google Classroom, com conteúdos e informações importantes. Um dos trabalhos no qual ele está envolvido é a adaptação e disponibilização de um aplicativo para o Dízimo em nossa Arquidiocese. Queremos em breve apresentar o aplicativo para todos os envolvidos no Projeto Arquidiocese em Conexão.

Retomamos o Projeto do Portal da Arquidiocese, que fará uma diferença acentuada em nossa comunicação, tanto interna quanto externa, com a criação e desenvolvimento dos sites paroquiais, alinhados com o Portal da Arquidiocese. Os sites serão próprios de cada paróquia, mas haverá um alinhamento de linguagem, publicações, layout, etc.

A criação da Pascom nas paróquias e comunidades é uma necessidade que se impõe. E isso não é somente para agora, mas no futuro também. A comunicação na Igreja não será do mesmo modo. O anúncio do Evangelho, a catequese sistemática, todo o processo de formação terão uma nova linguagem e métodos.

Há um pedido que fazemos a todos: vamos juntos criar, apoiar e fortalecer a Pascom em nossa Arquidiocese. Pedimos a todos os párocos ou responsáveis paroquiais, a todos os agentes Pascom, a todos os Conselhos de Pastoral que façam da Pascom uma prioridade, uma urgência.

Deus abençoe a todos!!

Monsenhor Valmir