Projeto de restauro do Palácio São Luiz é apresentado à comunidade

Foi apresentado, nesta quarta-feira (24), o projeto de restauro do Palácio São Luiz, pela Construtora Toubes e Arquidiocese de Uberaba, por intermédio da Prefeitura de Uberaba – através das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec) e de Planejamento (Seplan). O prédio histórico está localizado na rua São Sebastião, 259 – Centro.

Na abertura do evento, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Rui Ramos, explicou que o projeto surgiu após um pedido do arcebispo Dom Paulo Peixoto Mendes, para que a gestão municipal colaborasse na busca por recursos públicos ou privados para restaurar o prédio. Dessa forma, o Governo pôde auxiliar na intermediação dos trâmites entre a construtora e a arquidiocese.

Já a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, destacou que a restauração do Palácio São Luiz – que contará com áreas comerciais – renderá frutos tanto para os empreendedores quanto para o proprietário. Além disso, a chefe do Executivo afirmou que a restauração representa um marco para o processo de revitalização do Centro de Uberaba.

Representando a Construtora Toubes, a diretora Comercial Carolina Palmério Toubes agradeceu à gestão municipal e reforçou a importância do projeto para Uberaba. “Nós, da Construtora Toubes, temos o orgulho de dizer que o Palácio São Luiz será o coração do comércio de Uberaba e dará o pontapé inicial para a revitalização do Centro da nossa cidade”.

O Arcebispo de Uberaba, Dom Paulo Mendes Peixoto, transcorreu sobre a importância histórica do prédio, que foi construído em 1903 e, em 1932, foi adquirido para ser a residência do Bispo Diocesano de Uberaba. Porém, a partir da década de 90, o prédio passou a ser alugado para outras funções.

Palácio São Luiz – Por ser um imóvel tombado, o projeto de restauro foi submetido à aprovação do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico (Conphau). O projeto foi elaborado pela Construtora Toubes, em sociedade com a Arquidiocese de Uberaba. As obras começaram no primeiro semestre deste ano.

Agora, o edifício passará por restauração, respeitando as características históricas, e os anexos em torno do palácio serão destinados a espaços comerciais. Vale destacar que no entorno serão demolidos os anexos existentes e será construído um novo prédio em estilo contemporâneo.

Durante o evento, estiveram presentes autoridades municipais, empresários, estudiosos da área, membros da arquidiocese, imprensa e população em geral. O Poder Legislativo foi representado pela vereadora Lu Fachinelli.

Secom Uberaba

Compartilhe:

Assine nossa News

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Uberaba. Feito com por
© Copyright Arquidiocese de Uberaba. Feito com por