Dentre todas as solenidades cristãs, o primeiro lugar é ocupado pelo mistério pascal, porque devemos nos preparar para vivê-lo convenientemente. Por isso, foi instituída a Quaresma, um tempo de 40 dias para chegarmos dignamente à celebração do Tríduo Pascal.
A Quaresma, como prática obrigatória, foi instituída no século IV, mas, desde sempre, os cristãos se preparavam para a Páscoa com oração intensa, jejum e penitência. O número de 40 dias tem um significado simbólico-bíblico: 40 são os dias do dilúvio, da permanência de Moisés no Monte Sinai, das tentações de Jesus. Guiados por esse tempo e pelas práticas – como que guiados por uma bússola –, buscamos os tesouros da fé para crescer no seguimento de Nosso Senhor Jesus Cristo.
As paróquias da Arquidiocese de Uberaba têm como costume, realizar algumas atividades durante a Quaresma, como forma de auxiliar e guiar os fiéis nestes 40 dias de jejum, oração e penitência. Abaixo você confere as principais atividades quaresmais realizadas em toda a Arquidiocese:
ARAXÁ
Paróquia São Domingos de Gusmão
Paróquia São Geraldo
Paróquia Mãe Rainha
Paróquia São José
Paróquia Santo Antônio de Pádua
FRONTEIRA
Paróquia de Nossa Senhora de Fátima
FRUTAL
Paróquia Nossa Senhora Aparecida
PONTE ALTA
Paróquia São José Operário
SANTA JULIANA
Paróquia de Nossa Senhora das Dores
UBERABA
Santuário Basílica de Nossa Senhora D’Abadia
Paróquia Nossa Senhora de Fátima
Paróquia Nossa Senhora de Lourdes
Paróquia da Ressurreição
Paróquia Sagrada Família
Paróquia Santa Bárbara
Paróquia Santa Teresinha
Paróquia Santa Edwiges
Paróquia Nossa Senhora do Rosário