A pandemia da Covid-19 fez com que toda a Igreja de Deus se reinventasse durante os períodos de comemorações. E nessa ressignificação de valores e de ações, pela primeira vez nossa comunidade Quase Paróquia Santo Antônio de Pádua/Uberaba/MG buscou experimentar a graça de Deus por meio do uso das tecnologias virtuais.
Não tivemos as barraquinhas, nem mesmo uma festa com um alto número de pessoas aglomeradas, bingos, comidas típicas e música, mas também não faltaram carinho, redescoberta de valores, união, amizade, engajamentos e muito amor em nossos corações. Abrimos espaços para as Lives nas transmissões das celebrações pelas plataformas digitais, continuamos as orações, enfeitamos a Igreja, realizamos a Trezena de Santo Antônio, nos reinventamos como equipe litúrgica, pastoral e pessoal, enfim, nos apoiamos uns nos outros e solidificamos a Igreja Doméstica. Começamos tímidos, sem muita experiência com câmeras, notebooks, mas cada pessoa que adentrava uma live, era como se fosse um paroquiano adentrando a Igreja. A acolhida, o afeto, a alegria continuam, apenas o abraço, o cumprimento é que deu lugar ao emoji, às figurinhas, à mensagem virtual. Então, esse entusiasmo nos levou a aperfeiçoar o material, a expertise, a transmissão, a imagem. Tudo para a honra e glória de Deus.
Nosso padroeiro também é conhecido pela caridade tão necessária nesses tempos difíceis. Devido à fortaleza da fé no santo casamenteiro, a Igreja ficou aberta no dia 13/06 durante todo o dia, com missa de manhã, vigília e adoração ao meio-dia, missa de encerramento à noite. Tudo seguindo o protocolo de segurança, com poucos fiéis (equipe), pouco tempo de permanência no templo, uso de máscaras e distanciamento recomendado. Graças a Deus, as doações de pães continuaram, a visita na Igreja foi gratificante e toda a comunidade louvou e agradeceu a Deus.
Como nosso padroeiro, podemos apenas agradecer a Deus este momento marcante, com a certeza de que a fé sempre vence os problemas, a unidade vence aquilo que é divisão. E não podemos deixar apagar a chama da fé, pois é ela que ilumina nossos caminhos.
Santo Antônio tem uma frase belíssima, que podemos usar para fechar esta matéria: “Cessem as palavras e falem as obras”. É tempo de ressignificar, é tempo de transformar, é tempo de mudar….e toda mudança é fértil para a honra e glória do Senhor.