A igreja de São Simão e São Judas Tadeu, situada na cidade de Santa Juliana (MG), no bairro São Judas Tadeu, na Avenida Joaquim Honório Silva, surgiu do trabalho dos moradores do bairro e do empenho do pároco da época, Padre José dos Reis Naves.
A princípio foi construído um salão de alvenaria, que recebeu o nome de Salão Comunitário São Judas Tadeu, cuja finalidade era acolher os moradores para reuniões nas quais tratariam de assuntos pertinentes à comunidade local, como também para rezar o Santo Terço. Em pouco tempo, iniciaram as celebrações de missas com significativa participação dos fiéis.
Era tudo muito simples. No entanto, desde o início, a marca que sempre o caracterizou foi o ambiente acolhedor. Construído em alvenaria, com uma arquitetura moderna, além da parte principal, havia na parte inferior um pequeno depósito e duas salas, sendo que em uma delas eram realizados os encontros de Catequese.
No decorrer do tempo e partindo da grande devoção a São Judas Tadeu, todos os anos era realizado o Tríduo de São Judas Tadeu, padroeiro daquele bairro.
Tempos depois, chegou o atual pároco, Padre Edson José Nogueira que, além da grande espiritualidade, trouxe consigo o espírito empreendedor. Não mediu esforços para uma decisiva empreitada, no sentido de reestruturação daquela edificação para melhor acolher os fiéis. Foram tempos difíceis de trabalho árduo que lhe renderam muitas noites de preocupação em busca de recursos.
Hoje, o que temos é um lindo templo, bem mobiliado, tudo feito em madeira maciça, a começar pelos bancos, todo o jogo do altar-mor, as imagens dos padroeiros, um magnífico Crucificado. Os quadros da Via-sacra toda entalhada de forma artesanal tornaram-se um verdadeiro primor, não se esquecendo da iluminação que faz toda a diferença!
Com a reforma, na parte inferior do prédio, houve um cuidado especial, ficando assim dividido: uma pequena sacristia, uma sala de catequese, a Capela do Santíssimo, sala de som e mais ainda o depósito.
Ao término de todo esse trabalho, o que antes era chamado Salão Comunitário São Judas Tadeu, passou a ser chamado de Comunidade de São Simão e São Judas Tadeu. Segundo a Sagrada Escritura, os dois Apóstolos eram amigos inseparáveis. São Simão Zelota e São Judas Tadeu, cuja festa é comemorada no dia 28 de outubro, de acordo com a liturgia da Igreja.
A entrega do salão reformado ocorreu em 19 de março de 2019.
Salientamos ainda que após a reforma não só aconteceram batizados, como também casamentos.
Comunidade São Simão e São Judas Tadeu