Retiro Anual dos Diáconos Permanentes

Nos dias 28, 29 e 30 de abril, aconteceu o Retiro Anual dos Diáconos Permanentes, na cidade de Uberaba. Foram dias de espiritualidade, convivência fraterna e partilha entre o corpo diaconal. Este anos experimentamos a dinâmica do retiro contendo um dia para assuntos pastorais, pertinentes ao exercício ministerial – com a presença dos coordenadores da Pastoral Familiar, Freud e Solange, que apresentaram a modalidade feita por acolhimento da preparação dos noivos, e do assessor da Pastoral do Batismo, seminarista Vitor, que expôs o material base para a Catequese Batismal.
No segundo dia, uma intensa programação espiritual, com a Santa Missa, liturgia das horas, Momento Mariano e Adoração ao Santíssimo, entremeando as pregações de nosso orientador, o diácono Francisco Ferreira Alves Neto, da Arquidoocese de Ribeirão Preto, que nos disse palavras importantes sobre a Vocação, Missão e Caridade no exercício diaconal. O último dia contamos com a psicóloga Bruna que acompanhou as esposas num momento de partilha e autoconhecimento concomitante a Reunião do CAD que este ano foi eletiva. Com a presença de Dom Paulo foi eleita a nova diretoria do Conselho Arquidiocesano dos Diáconos que será composta pelos diáconos Walter Lúcio, de Araxá (presidente); Márcio, de Uberaba (vice-presidente); Rodrigo José, de Araxá (secretário); Anderson Branquinho, de Uberaba (tesoureiro); e João Victor, de Araxá (Comissões Especiais). Irão buscar neste mandato fortalecer o trabalho já executado pela antiga diretoria e buscar a unidade dentro do corpo diáconal, exercendo a colegialidade em suas ações e determinações.
Por fim, encerramos com a Santa Missa, presidida por Dom Paulo, que apresentou em primeira mão, um texto a ser publicado, sobre a atuação e a vida de serviço do diácono permanente.

Padre César Augusto
Assessor Espiritual dos Diáconos Permanentes

Compartilhe: