Reunião do Conselho de Leigos/as Leste II

   Ocorreu nos dias 22 e 23 de abril de 2023 a reunião ordinária do Colegiado Deliberativo do Conselho Nacional de Leigos/as do Brasil (CNLB) – Regional Leste II. O encontro aconteceu na casa Santíssima Trindade, em Belo Horizonte. A abertura foi realizada pela presidente do CNLB Leste II, Leci. Foram repassadas informações sobre as questões ambientais embasadas nos princípios da Economia de Clara e Francisco, uma vez que, para vencer esse capitalismo selvagem que vivemos na atualidade, somente com uma economia baseada no amor. Um amor que nos configura com os mais pobres e com os que sofrem, sem deixar de cuidar do planeta, nossa casa comum. Além disso, Leci nos orientou como formar os CNLBs diocesanos e arquidiocesanos, ressaltando a importância do/a leigo/a ter representatividade e momentos de formação.

   Ao longo do fim de semana, houve momentos orantes, sendo um deles coordenado pela Província de Uberaba (Arquidioceses de Uberaba e Uberlândia presentes no evento). Esse momento foi marcante, pois foi feita a memória de pessoas importantes para os CNLBs. Por Uberaba, fizemos memória de Dom Benedito de Ulhoa Vieira, grande idealizador do Conselho de Leigos na Arquidiocese de Uberaba e Monsenhor Juvenal Arduini. Reverenciamos também a Irmã Anita, freira dominicana que tanto nos ajuda nessa missão. Dom Messias, Bispo referencial do laicato, enviou um vídeo dizendo da importância de um laicato organizado, além de justificar sua ausência por estar na Assembleia Geral da CNBB, que acontecia concomitantemente em Aparecida.

   Fomos informados também sobre a intenção de celebrarmos o cinquentenário do CNLB. O resultado da escolha do local será na Assembleia do CNLB, que acontecerá em Montes Claros, no mês de maio de 2023, à qual cada Diocese terá direito de enviar cinco delegados. Algo que marcou foi a fala de Vinícius, um dos responsáveis pela comunicação, que destacou que não temos hoje na política direita e esquerda, e sim vivemos um momento em que a extrema direita tomou conta e a direita democrática desapareceu. Nesse sentido, elegemos um governo democrático, porém esse enfrenta muita disputa interna. Percebe-se a necessidade de sermos uma Igreja combativa, não de direita ou esquerda, mas sim uma Igreja que luta pela vida em primeiro lugar.

   Dessa maneira, é preciso repensar o Laicato, torná-lo mais consciente, usar uma linguagem que chega a todos, sejam crianças, jovens, adultos e idosos. Esperançar é organizar; logo, sejamos cristãos pés no chão e corajosos, ocupemos os diversos areópagos, sejamos capazes de criticar e não odiar. À vista disso, destacou-se neste fim de semana um momento sobre a espiritualidade do discípulo missionário, partindo da provocação: Por que somos chamados a ser discípulos? Foi lembrado que esse chamado se estende a todos, de modo que somos convocados a fazer a união entre a ação e a Palavra. É a espiritualidade que nos leva a não desanimar e tentar construir uma sociedade do jeito de Jesus Cristo.

   A partir disso, o presidente da Cáritas se dispôs a explicar a necessidade de fazer projetos para combater a violência contra as mulheres e os menores abandonados, sendo que esses temas serão aprofundados ao longo do ano.

    Para encerrar, foi ressaltada a necessidade de se reunir por província para haver motivação de uns para com os outros, ver o que caminha e as necessidades de cada província, partilhar atividades realizadas como a Escola de fé e Cidadania, a 6ª Semana Social, o Sínodo. Desse modo, foi feito o Mapeamento das atividades no Leste II onde tem CNLB. Para haver um bom conselho, deve-se contar com uma equipe executiva composta por seis pessoas ocupando os seguintes cargos: Presidente, Vice-presidente, 1º Tesoureiro, 2º Tesoureiro, 1º Secretário e 2º Secretário. Criar um calendário com as atividades a serem realizadas ao longo do ano e partilhar com os demais CNLBs. Por fim, foi reafirmada a reunião da Província de Uberaba para o dia 05 de agosto de 2023 que acontecerá em Uberaba – MG.

    Maria Rosária da Silva

    Presidente do Conselho de Leigos e Leigas da Arquidiocese de Uberaba

Compartilhe: