Semana Social: celebrar

  A Arquidiocese de Uberaba está inserida no grande Projeto Nacional da 6ª Semana Social Brasileira, protagonizado pela Dimensão Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A atual Semana Social se inspira numa palavra do papa Francisco: “nenhuma família sem Teto, nenhum camponês sem Terra, nenhum trabalhador sem Trabalho”.

    O tema central da 6ª Semana Social Brasileira é: “Mutirão pela vida, por terra, teto e trabalho”. São os chamados três “T”. Em sintonia com essa temática, são trabalhados os três eixos estruturais da sociedade: “Democracia, Economia e Soberania”. É nesse contexto de compromisso social que se insere a 6ª Semana Social, inspirada nas exigências éticas e evangélicas, com os olhos voltados para a realidade socioeconômico-política e com o firme propósito de transformar essa triste realidade.

    O projeto, proposto pela Comissão Arquidiocesana de Animação da 6ª. Semana Social Brasileira, terá a duração de dois anos e segue a metodologia “Ver, Iluminar, Agir, Rever e Celebrar”. Várias atividades já foram desenvolvidas, como as rodas de conversa e a aplicação do instrumento de escuta com lideranças de nossa Arquidiocese, por ocasião das reuniões de Foranias. Os dados coletados por esse instrumento de escuta estão publicados na última edição da Escola de Fé e Cidadania, de forma on line, nas redes sociais da Arquidiocese.

   O que desejamos destacar aqui é a perspectiva das celebrações. É justamente a mística que fortalece a ação pastoral diante dos desafios sociais. No dia 18 de fevereiro, foi celebrada a Missa de Abertura da 6ª. Semana Social em nossa Arquidiocese, sendo presidida pelo nosso Arcebispo Dom Paulo Mendes e concelebrada por vários padres, com a participação de representantes das paróquias, comunidades e pastorais sociais. Também essa celebração se encontra registrada nas redes sociais da Arquidiocese.

   No domingo, dia 04 de dezmebro, a celebração “Ver a realidade” marcou o deslocamento do centro para a periferia, acolhendo a proposta do papa Francisco, de uma Igreja em saída para as periferias geográficas e existenciais. Nossas lideranças se deslocaram para a Comunidade Bem-aventurado Padre Eustáquio, no Jardim Marajó 2, onde fomos muito bem acolhidos pelo Mons. Geraldo, Dona Glória, Onildes e participantes daquela comunidade. Vários representantes de comunidades estiveram presentes: Rainha da Paz, São Galvão, São João Batista, São José (Gameleira), Santa Maria, Santa Bárbara, São Brás, São José (Tutunas), Santa Clara e Divino Pai Eterno.

   A linda Eucaristia foi presidida por Dom Paulo e concelebrada pelo Mons. Geraldo Magela, Padre Wylian Gonçalves e Padre Geraldo Maia, contando com a assistência do Diácono Antônio Carlos, que participa daquela comunidade. Os cantos foram animados pelo Washington A. da Silva e cantoras da Comunidade Rainha da Paz: Ilma e Stefânia. A liturgia foi preparada com carinho por membros da Comissão Arquidiocesana.

   Antes da Procissão de Entrada, foi acolhido o banner da 6ª. Semana Social Brasileira. Após a saudação de Dom Paulo, foi acesa a segunda vela da linda coroa do Advento, preparada pela comunidade com ramos perfumados de alecrim. No Ato Penitencial, foram apresentados pedidos de perdão diante da realidade enfrentada pelas pessoas que não têm terra, teto e trabalho e foram denunciadas as antipolíticas que dificultam o acesso a esses meios básicos de subsistência. Foi citada a música cantada por muitos jovens, em que o grupo Titãs profetiza: “A gente não quer só comida; a gente quer comida, diversão e arte; a gente quer inteiro e não pela metade”

   Antes de iniciar a Liturgia da Palavra, a Bíblia foi introduzida com alegria e esperança. Em sua homilia, Dom Paulo relacionou os temas da 6ª. Semana Social com a esperançosa liturgia do Advento, incentivando a todos a continuarem esse importante percurso. Falou ainda da necessidade de superar a polarização político-social que vemos em nossa realidade, na busca de um pacto social que ajude a superar os principais desafios que enfrentamos hoje na sociedade.

   O momento do ofertório foi lindo. Foi lembrado que semear é plantar esperança; semear é oferecer a Deus nosso trabalho, nossas ações. Foi feito o convite para colocar no altar de Deus nossas ofertas, nossas lutas, sonhos e utopias… Representantes das Pastorais Sociais entraram com símbolos e representantes das comunidades Padre Eustáquio e Rainha da Paz trouxeram símbolos da realidade de seus bairros, enquanto todos cantavam: “Põe a semente na terra, não será em vão; não te preocupe a colheita, plantas para o irmão”.

   Após fazer a memória eucarística de Jesus Cristo e comungar de seu projeto de vida e salvação, o assessor Padre Geraldo Maia agradeceu a todas as pessoas que participaram e colaboraram na realização desta linda celebração. Lembrou, também, que o projeto da 6ª. Semana Social continuará em nossa Arquidiocese no próximo ano, com várias atividades previstas. Todos se alegraram com o Mons. Geraldo Magela, pela passagem de seu aniversário natalício, cantando os parabéns a ele.

   Antes da bênção final, lideranças da comunidade entregaram um ramo de alecrim, tirado da Coroa do Advento, explicando que é uma planta aromática, muito utilizada em temperos e também para chás. É símbolo da coragem, da fidelidade e do amor. “Que cada galhinho dessa erva aromática seja sinal e compromisso de vivermos este tempo do Advento com coragem e fidelidade. E que este gesto seja sinal da amizade e ternura das comunidades irmãs que se uniram para esta bela celebração”.

Padre Geraldo Maia

Compartilhe: