Sínodo dos Bispos (2021 – 2023) “Para uma Igreja Sinodal: Comunhão, Participação e Missão”

Nos últimos dias 9 e 10 de outubro, o Papa Francisco celebrou em Roma, a abertura do Sínodo dos Bispos que está sendo realizado em todos os organismos da Igreja Católica do mundo e se estenderá até 2023. Em Uberaba, foi formada uma Equipe a pedido da Coordenação Arquidiocesana de Pastoral e do Arcebispo Metropolitano. A Equipe possui 19 membros que representam as mais diversas Comissões Pastorais da Igreja Particular de Uberaba, bem como Movimentos, Associações e Organismos.

A Equipe possui uma coordenação e uma secretaria. A coordenação é composta pelos seguintes membros: Mons. Valmir Ribeiro, Pe. Leandro Santos, Pe. Danilo, Pe. Paulo César. Já a secretaria é formada por Amanda Oliveira (Comissão Comunicação), Ana Luísa (Comissão Juventude), Seminaristas Welder e David (Comissão Missionária). Os demais membros da Equipe são: Pe. Fábio (Pastoral Presbiteral), Diácono Francisco (Diáconos Permanentes), Irmã Valéria (Religiosos e Religiosas), Freud e Solange (Comissão Vida e Família), Kátia (Comissão Bíblio-Catequética), Marly (Comissão Litúrgica), Rosária (Lacaito), Sônia (Comissão Social) e Frei Éderson.

Mas, afinal, o que se configura o Sínodo dos Bispos? Em outubro de 2023 acontecerá em Roma, a XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, cujo tema é “Para uma Igreja Sinodal: Comunhão, Participação e Missão”. Essa Assembleia Geral discutirá os assuntos, propostas e opiniões coletadas de todos os Organismos da Igreja, que deverão ouvir leigos, religiosos, religiosas, padres, diáconos, bispos, arcebispos, cardeais e até mesmo aqueles que abandonaram a fé católica ou que se não declaram católicos.

Para isso, cada Arquidiocese ou Diocese deve formar uma Equipe, para que esse processo de escuta possa de fato ser vivenciado na realidade local. Não se deve ficar preso somente às coordenações pastorais paroquiais ou comunitárias, mas sim ir ao encontro daqueles que estão nas periferias, na zona rural, universidades e outros ambientes de interação social. Na Arquidiocese de Uberaba, a Equipe foi formada logo no início do mês de setembro, após indicações dos assessores das Comissões e desde então, se reuniram em várias oportunidades para as tratativas iniciais. No último dia 8, a Equipe se reuniu com Dom Paulo e Mons. Célio, na Sala de Palestras do Centro Pastoral João Paulo II, para definir algumas questões referentes ao início dos trabalhos. Já nas próximas semanas, serão feitos alguns contatos com as paróquias e comunidades da Arquidiocese.

Dentre os eventos iniciais, teremos a missa de Abertura do Sínodo Arquidiocesano, marcada para o próximo dia 17 de outubro, às 19h00, na Catedral Metropolitana, presidida por Dom Paulo Mendes Peixoto, a celebração marcará também como “Missa de Envio” de toda a Equipe do Sínodo. No próximo dia 2 de novembro, às 20h00, no canal da Arquidiocese de Uberaba no YouTube, a Escola de Fé e Cidadania vai abrir espaço para a Equipe falar sobre o sínodo: o que é, como vai ser o processo, tirar dúvidas. E para os que se interessarem, a CNBB realizou, no último dia 14, uma live formativa em seu canal no YouTube, que pode ser assistida neste link: https://www.youtube.com/watch?v=77wrYntCoho.

Mensalmente traremos novas informações sobre as atividades do Sínodo em nossa Arquidiocese. Acompanhe e ajude na divulgação!

Amanda Oliveira

Secretária da Equipe Arquidiocesana do Sínodo

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
© Copyright Arquidiocese de Uberaba. Feito com por
© Copyright Arquidiocese de Uberaba.
Feito com por