Sínodo dos Bispos

Em abril de 2021, o Papa Francisco convocou toda a Igreja para participar do processo do Sínodo dos Bispos. Este Sínodo foi dividido em três fases: diocesana, continental e universal, acontecendo de outubro de 2021 a outubro de 2023.

Sínodo é um evento da graça. Estar aberto às surpresas do Espírito. Um bom ponto de partida é a etimologia da palavra: o termo SÍNODO deriva do grego “Synodos”, que significa “reunião”. O termo é composto pelo prefixo “Syn” (junto com/junto de/junto a) e pelo substantivo “hodós” (caminho). Indica, portanto, “fazer um caminho com alguém”.

O Sínodo dos Bispos deve tornar-se sempre mais um instrumento privilegiado de escuta do povo de Deus. Por isso, cada Arquidiocese / Diocese formou uma equipe para coordenar e dinamizar os trabalhos de escuta do povo de Deus, nos diversos lugares e realidades pelo mundo afora. Em nossa Arquidiocese de Uberaba, foi constituída uma equipe composta por padres, diácono, seminaristas, religiosas, religiosos, leigos e leigas; e esta equipe foi dividida em duas subequipes: a de divulgação e a de estudo (Vade Mecum).

Durante um longo período, as equipes se reuniram de forma virtual e presencial para traçar os rumos de todo o processo sinodal, na fase diocesana. Nestes momentos, todos puderam dar suas contribuições para que tudo acontecesse da melhor maneira possível, a fim de que fosse alcançado o objetivo desejado. Vale destacar aqui o empenho e dedicação de todos na execução das tarefas propostas, o que favoreceu muito o bom andamento do processo de escuta, realizado através dos questionários.

As equipes foram responsáveis pela elaboração e distribuição de materiais formativos on-line e impressos – vídeos e lives com diversos temas relacionados ao Sínodo, folders, cartilhas e questionários que chegaram a todas as lideranças da Arquidiocese e da sociedade civil, com a qual se procurou estabelecer um diálogo.

Após esse período de reuniões e formações diversas, começou a fase paroquial da escuta, tempo em que todas as paróquias, através dos delegados ali presentes, puderam ouvir o povo de Deus através dos questionários que foram propostos. Nessa mesma ocasião, as pastorais, movimentos, grupos, Comunidades da Arquidiocese também foram ouvidos, pois o desejo do Papa com a convocação do Sínodo é justamente que todos sejam ouvidos.

Ao concluir a fase da escuta, foram enviadas as sínteses para a equipe arquidiocesana que ficou responsável pela elaboração da síntese geral da Arquidiocese. Esta equipe está em processo de conclusão de seu trabalho, para que, tão logo seja concluído e apresentado para a equipe do Sínodo, juntamente com nosso Arcebispo, possa ser enviado para a Secretaria Nacional do Sínodo.

Foi uma experiência muito bonita e produtiva para todos os membros da equipe arquidiocesana do Sínodo. Com certeza, ao chegar ao final dessa primeira fase, todos terão a alegria de dizer: missão cumprida. Somos gratos a todos que colaboraram para que tudo isso acontecesse. Que Deus lhes pague e a Virgem Maria seja presença constante na vida de todos.

Padre Leandro
Equipe de Divulgação do Sínodo

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
© Copyright Arquidiocese de Uberaba. Feito com por
© Copyright Arquidiocese de Uberaba. Feito com por