Sistematização do Fórum 61 da Assembleia Eclesial da América Latina e o Caribe

Apresentamos a Sistematização do Fórum 61 da Assembleia Eclesial da América Latina e o Caribe – “Pastorais, Movimentos Devocionais e Grupos de Oração: Assembleia Eclesial, construção do espaço dialógico da Escuta”, documento que foi encaminhado ao Comitê de Escuta da Assembleia Eclesial.

Conforme podemos observar lendo a Sistematização do Fórum 61, a questão proposta surgiu da reflexão apresentada no texto referência do Fórum, elaborada para propiciar uma leitura individual de cada participante. Esse texto, intitulado “Pastorais, Movimentos Devocionais e Grupos de Oração: Assembleia Eclesial, construção do espaço dialógico da Escuta” tina o objetivo de fundamentar e formular a questão geradora do Fórum.

A questão para gerar a discussão do Fórum 61foi a seguinte: “onde falta ação e sobeja oração e onde falta devoção e sobeja ação, como estabelecer o espaço dialógico que permite o consenso, a concórdia e a união”?

A partir desta reflexão proposta pelo texto e do questionamento feito, o Fórum esteve aberto para comentários, contribuições e indagações de todos os participantes com base na leitura do documento referência e na formação e na experiência de vida e fé de cada um. As postagens no Fórum foram comentadas pela moderadora Rita De Blasiis, responsável pela criação do Fórum, preferencialmente, no mesmo dia. Esses comentários enfatizaram os valores propostos pelos participantes do Fórum, ressaltaram pontos em comum entre a proposta de reflexão do Fórum e os aportes dos participantes, e também acolheram as críticas e as novas perspectivas que se abriram segundo os aportes que vieram.

Na Síntese Narrativa da Escuta da Assembleia Eclesial para a América Latina e o Caribe – Vozes do Povo de Deus – a contribuição do Fórum 61 está ressaltada em alguns aspectos com destaque para as Conclusões e Propostas que estão no agrupamento de Fóruns que foram classificados como pertinentes ao tema da Evangelização.

Conclusões e Propostas do Fórum 61

  • Compreensão de quem é Jesus e do que ele nos pede
  • Resgate do sentimento e da atitude de compaixão
  • Construção do espaço dialógico na Igreja e no mundo
  • Promoção de uma escuta sobre a fé
  • Reflexão sobre as Comunidades de Fé dos primórdios do Cristianismo

Essas cinco prioridades foram elencadas a partir dos aportes feitos pelos participantes do Fórum 61. Ficou cunhado nelas o desafio da reflexão final que a própria Assembleia Eclesial pediu, mediante a leitura crítica de nossa realidade eclesial e social para darmos prosseguimento ao trabalho em defesa e conformação dessa chamada à consonância entre vida e fé.

Ressaltamos, finalmente, que partiu de Uberaba, e uniu-se a outras contribuições o conteúdo que deu origem a esse treco do Documento para o Discernimento Comunitário na Primeira Assembleia Eclesial da América Latina e o Caribe:

“Existe un llamado constante a ver el mundo con los ojos de Jesús, con la urgencia de reconocer los signos de los tiempos para responder a ellos con prontitud y en oración”.

Muitas pessoas, Padres diocesanos e religiosos e leigos também, insistiram nessa prioridade elencada por eles.

Essa frase extraída do Documento para o Discernimento, resume com precisão a questão proposta pelo nosso Fórum, a síntese da nossa sistematização centrou-se nisso – agir, orar e compadecer-se – e partiu dos próprios participantes do Fórum. O olhar de compaixão de Jesus que precisamos ter foi reiteradas vezes mencionado. Gratidão a todos que cooperaram, nossas preces constantes e nosso fraterno abraço.

 

Rita De Blasiis

Uberaba, 14 de dezembro de 2021.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
© Copyright Arquidiocese de Uberaba. Feito com por
© Copyright Arquidiocese de Uberaba. Feito com por