Solenidade de Corpus Christi na Arquidiocese de Uberaba

A palavra “Corpus Christi”, vem da língua latina e tem como significado: Corpo de Cristo. É uma festa que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia. É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte de Pentecostes. É uma festa de preceito, isto é, devemos participar da celebração da Missa neste dia.

A festa de “Corpus Christi”, é um convite para uma meditação sobre o valor e a importância da Eucaristia em nossa vida. A Eucaristia é um dos sete Sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse: “Este é o meu Corpo… Este é o cálice do meu Sangue… fazei isto em memória de mim” (Mt 26,26). Assim, vemos que quem pediu que nós ao longo dos tempos e da história celebrássemos s Eucaristia foi o próprio Cristo. A Igreja Católica cumpre este mandato até hoje, para perpetuar a presença salvadora de Jesus na história.

Foi votado durante a Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, realizada em novembro de 2023, que a Celebração de Corpus Christi fosse realizada de forma unificada, com uma celebração feita por cidade. Os municípios que possuem mais de uma igreja na cidade, deverão realizar uma só celebração.

“Foi decidido que em cada cidade que tem mais de uma paróquia a celebração fosse realizada de forma única, o que nos remonta a um sentido de unidade. Aqui, em Uberaba, são 34 paróquias, então vamos realizar no ginásio do Colégio Marista Diocesano esta celebração”, explicou Dom Paulo.

A programação para cada paróquia você confere abaixo:

 

ÁGUA COMPRIDA

 

APARECIDA DE MINAS

Paróquia Nossa Senhora Aparecida

 

ARAXÁ

 

Paróquia Mãe Rainha

 

Paróquia São Domingos de Gusmão

 

Paróquia São José

 

Paróquia Santos Reis

Santa Missa Solene às 9h

 

Paróquia São Geraldo

Santa Missa Solene às 9h, seguida de procissão

 

CAMPO FLORIDO

Santa Missa Solene às 16h

 

CONCEIÇÃO DAS ALAGOAS

 

CONQUISTA

 

FRONTEIRA

 

FRUTAL

 

PEDRINÓPOLIS

 

PIRAJUBA

 

PLANURA

 

PRATA

 

ROMARIA

Santa Missa Solene às 16h

 

SACRAMENTO

 

TAPIRA

Santa Missa Solene às 9 horas, na Matriz, seguida de procissão.
Missa às 19 horas, com benção do Santíssimo.

UBERABA

 

Assessoria de Imprensa da Arquidiocese de Uberaba

 

Compartilhe:

Assine nossa News

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Uberaba. Feito com por
© Copyright Arquidiocese de Uberaba. Feito com por