Solidariedade: Jubileu dos Enfermos homenageia vítimas da Covid

A Arquidiocese de Uberaba deu início hoje ao Jubileu dos Enfermos, um momento de fé e solidariedade que homenageia a memória das vítimas da pandemia de Covid-19 ao mesmo tempo em que traz conforto àqueles que enfrentam enfermidades. A Missa solene, realizada no Santuário da Basílica de Nossa Senhora da Abadia, contou com a presença da prefeita Elisa Araújo e do Secretário Executivo do Conselho Municipal de Segurança Pública de Uberaba/MG, Weber Januário. Alunos da Escola Estadual América e acolhidos do Asilo Santo Antônio uniram-se à comunidade católica em oração.

O dia 10 de abril marca os cinco anos da primeira morte por Covid-19 em Uberaba e foi escolhido para a abertura do Jubileu dos Enfermos com o objetivo de reforçar a importância do acolhimento e da compaixão cristã. Dom Paulo Mendes Peixoto, arcebispo de Uberaba, reforçou a importância da celebração da vida e da memória. “Estamos aqui para honrar os que partiram, confortar os que sofrem e renovar nossa esperança. A pandemia nos ensinou que, mesmo na dor, a solidariedade nos une”.

Às 10h a celebração foi interrompida para um minuto de silêncio e os sinos das igrejas de toda a cidade badalaram em memória daqueles que perderam a vida para a doença. A prefeita Elisa Araújo lembrou com emoção os momentos difíceis enfrentados pela população e citou a decisão de receber pacientes de Manaus, em um gesto de humanidade: “Foi uma escolha difícil, mas necessária. Sabíamos dos riscos, mas não poderíamos negar ajuda a quem precisava. Hoje, olhamos para trás com a certeza de que fizemos o certo”, afirmou a prefeita, que também agradeceu ao trabalho incansável dos profissionais de saúde e destacou a importância da fé para enfrentar a pandemia.

Ainda nesta quinta-feira (10/04), às 16h, Dom Paulo visitará os doentes no Hospital Mário Palmério, gesto que se multiplicará durante o Jubileu dos Enfermos nas cidades que integram a Arquidiocese de Uberaba, tanto por ele quanto pelos sacerdotes. Além da Missa, o Jubileu inclui visitas a hospitais em toda a região sob a jurisdição da Arquidiocese de Uberaba, incluindo municípios como Araxá, Romaria e Sacramento.

“Este é um tempo de graça, em que a Igreja se faz ainda mais próxima dos que sofrem. Que ninguém se sinta só, pois Deus caminha conosco em cada desafio”, concluiu Dom Paulo, convidando a comunidade a se unir em oração durante todo o Ano Jubilar de 2025. O evento reforça o compromisso da Igreja e da sociedade com os mais vulneráveis, transformando a dor em esperança e a memória em ação solidária.

 

François Ramos – Assessoria de Imprensa/Arquidiocese de Uberaba

Compartilhe: