Tivemos que nos adaptar

Neste momento histórico marcado pela pandemia provocada pelo coronavírus, algo precioso nos foi tirado: o convívio com nossos familiares, nossos amigos, os encontros e reuniões na igreja. Tivemos que nos reinventar, usar a tecnologia a nosso favor, ela que até pouco tempo era criticada por alguns pelo uso excessivo. Com o fechamento das igrejas, passamos a viver a igreja doméstica, assistimos às missas pelas redes sociais e canais de televisão.

Em nossa paróquia, o que estamos fazendo neste momento de isolamento social para mantermos nossas atividades? Todo ano acontece o encontro de casais em nossa paróquia de Santa Teresinha, o Farol (Famílias Reunidas sob a luz do Senhor). O Farol surgiu em 2002 e, desde então, acontece no mês de maio. Este ano seria o 19º Farol que foi cancelado por causa da pandemia do COVID-19. Desde o primeiro encontro, foram formados grupos de casais que chamamos de fraternidades. Cada um recebe o nome de algum santo ou santa. Todos os anos recebemos novos casais que participam do Farol. Essas fraternidades se reúnem uma vez por semana para orações, estudo do Caderno Popular e celebração da Palavra.

Com o isolamento social, nossas fraternidades estão se reunindo por videoconferência; continuamos com nossos trabalhos mesmo que virtualmente. Não podemos deixar essa chama se apagar. Agora, mais do que nunca precisamos nos unir em oração, juntar nossa fé e pedir para que Deus nos permita passar por esse momento ruim e sair ainda mais fortes em nossa fé e esperança de que com Deus venceremos todas as lutas.

Abraços fraternos da Coordenação Geral da Pastoral Familiar.

Armandino e Lilian