“Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura.” (MC 16,15)
Estamos vivendo tempos dolorosos de incertezas, de apreensão, de privações. Para nós, católicos, uma das privações mais difíceis está sendo a de não podermos estar presencialmente em nossas Igrejas, celebrando os Sacramentos e recebendo o Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Contudo, em tempos de pandemia devemos nos lembrar que a vida que Deus nos deu vem sempre em primeiro lugar: “Escolhe, pois, a vida, para que vivas com a tua posteridade.” (Dt 30,19). E foi com esse sentimento de proteger a vida que recebemos o decreto de nosso Arcebispo Dom Paulo, no dia 18 de março e, desde então, iniciamos nossas transmissões diretamente da Basílica do Santíssimo Sacramento apresentado pelo Patrocínio de Maria a todos os nossos fiéis.
Estão sendo dias difíceis, mas de muito aprendizado e de muita entrega a Deus. Enfrentamos problemas técnicos com aparelhagem, internet, som, mas a sensação de vazio, da falta do calor humano, da ausência de nossos paroquianos é a que mais me causa angústia. Saber que muitos estão em suas casas no desejo ardente de estar ali, celebrando conosco, faz entregar-me cada dia mais a esse serviço a que Deus me chamou, esquecer toda e qualquer dor e/ou preocupação para que as transmissões aconteçam e seguir em frente, confiando cada dia mais na Providência e na Misericórdia de Deus para com seu povo.
Reconhecemos nesse tempo, então, a necessidade de investirmos na Evangelização pelas redes sociais, Facebook, Instagram, YouTube e Rádio Sacramento. Por elas, conseguimos nos manter conectados com nosso povo, conseguimos levar a Boa Nova de Deus para o sustento diário de cada um e assim ser a “Igreja em Saída” que nosso amado Papa Francisco tanto nos pede. Como foi gratificante ter uma resposta positiva com a alta participação de nossos paroquianos!
Estamos vivendo em nossa paróquia o Ano Eucarístico Paroquial, e pelas lentes de nossas câmeras, de nossos celulares, pelas postagens de nossas redes sociais e pelos programas da Rádio Sacramento, estamos nos reinventando e descobrindo um novo meio de “Eucaristizar” a todos os povos, como nos pediu Jesus.
Fazer as transmissões das Santas Missas em época de COVID-19 é escrever a história e ser Canal de Deus para que Ele possa chegar a todos os lares e fortificar nossas Igrejas Domésticas.
Rogamos a Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento que interceda por todos nós e dê sustento para que possamos passar corajosamente por esse momento tão difícil.
Livia Pereirinha – PASCOM Basílica