Trezena de Santo Antônio

Tradicionalmente, os treze primeiros dias de homenagem a Santo Antônio são comemorados com a presença de muitos devotos frequentando as missas na capela do Asilo Santo Antônio de Uberaba. Neste ano, devido à pandemia, as atividades aconteceram de forma diferente. Em lugar das missas serem celebradas a cada dia por um pároco da comunidade uberabense, todos os terços e todas as missas foram celebrados pelo Padre Fabiano Roberto, em sua paróquia no bairro Alfredo Freire. Sua transmissão ocorreu pelas redes sociais e pelo YouTube.

As ações para arrecadação também sofreram com o isolamento social, pois, como de costume, as pessoas compravam caldo, canjica, arroz doce, pastel e vários outros gêneros alimentícios ao fim das missas, cuja renda era em benefício do asilo.

A única ação que foi viável realizar foi a venda de uma galinhada muito apetitosa, entregue em sistema de drive thru, quando os fiéis passavam de carro para pegar os tradicionais pães bentos, na manhã do dia 13 de junho, na porta da instituição.

A comunidade de Uberaba sempre foi atenciosa com os idosos. Algumas pessoas colocaram seus pedidos de oração na caixa que ficou exposta na porta do asilo durante toda a manhã do dia 13 de junho. Alguns fiéis fizeram doações para a instituição.

A grande surpresa deste ano foi o sorteio de cestas de café da manhã ao fim de cada missa, doadas por voluntários generosos e participantes do grupo São Geraldo, composto por senhoras mantenedoras da instituição há muitos anos. Assim, o santo que nunca nega um pedido foi aclamado em suas residências pelos fiéis, com o desejo sincero de que no próximo ano possamos todos louvar na capela do Asilo Santo Antônio, localizada no interior da instituição, na Praça Dr. Thomáz Ulhôa, 210, no bairro Abadia, em nossa cidade.

Marise Romano