Um novo tempo para a difusão do Carisma Shalom em Uberaba

   Nascido em 2012, o Setor da Difusão da Obra é uma grande novidade dentro da estrutura da Comunidade Shalom. Um grande instrumento para que o Carisma se propague em várias cidades ao mesmo tempo. Ela é um braço da Comunidade, uma ponta de lança para chegar em lugares onde ainda não há uma casa de missão da Comunidade.

     A grande marca da Difusão é a oportunidade de experimentar o Carisma por intermédio de pessoas da própria cidade. Ao ser identificado algum aspecto do Carisma (formação, artes, evangelização, vocações), a pessoa se coloca à disposição para implantar e consolidar a Difusão da Obra[1].

    Para o fundador da Comunidade Shalom, Moysés Azevedo, “o Carisma é como um germe, que está dentro”. Então, a missão da Difusão é fazer com que este germe, esta semente e realidade nova que está presente nos corações dos nativos, venham para fora e assim materializem esta identidade interior por meio da dimensão apostólica.

    O início do itinerário da Difusão da obra é a dimensão apostólica que desenvolve a dimensão comunitária, que por sua vez desenvolve a dimensão vocacional e depois a dimensão formativa.

     A Difusão do Carisma Shalom é ampla. Acontece de múltiplas formas: através do mundo editorial, como o Portal Shalom, Edições Shalom e redes sociais. Por meio da vida do fundador, da cofundadora e de seus missionários, bem como pela música, artes, espetáculos, eventos, evangelização pessoa a pessoa e os meios de comunicação como um todo. Pensar em Difusão do Carisma é pensar sempre na dimensão macro, pois todos os setores e missionários são responsáveis pela Difusão do Carisma. Ela não funciona independente. Faz parte da identidade Shalom o “Ide a todos os lugares do mundo evangelizar” e, ao anunciar o Evangelho com a própria vida, o Carisma Shalom também é anunciado.

    A Difusão da obra é mais específica. Ela se dá através da implantação e consolidação de uma obra, a Obra Shalom, com todas suas dimensões e ações apostólicas, serviços, ministérios, eventos, ações querigmáticas por meio de pessoas que moram na cidade e arredores, que desejam e se dispõem a viver o Carisma.

      A Difusão da obra se concretiza em cidades e dioceses em que não há casa de missão ou membros missionários da Comunidade de Vida[2] Shalom. Ao identificar pessoas dessas localidades, com permissão do bispo local e sob o acompanhamento de um padre, inicia-se um trabalho apostólico de capacitação e experiência com o Carisma.

 O processo                                                                                                                                                               

      A criação da Difusão da Obra passa por três etapas:

  1. Implantação: fase em que acontece o primeiro diálogo entre os interessados daquela cidade e diocese nova com o Shalom, representada pelo setor da Difusão. São dadas orientações sobre o relacionamento eclesial, o pedido de permissão ao bispo local e o diálogo com o pároco. Após essas permissões tanto do pároco quanto do bispo, se desenvolve a abertura de um grupo de oraçãopara iniciantes, que caminharão por dois meses para um Seminário de Vida no Espírito Santo ou um outro evento que possa marcar o primeiro movimento do Carisma naquela diocese.
  2. Consolidação: Estando o grupo de oração trilhando o Caminho da Paz, o itinerário espiritual da Obra Shalom é que estará na primeira fase do plano evangelizador denominado “Grão de Trigo l”. A partir deste momento, começa a ser consolidada a Obra em sua característica física, quando serão implantados os serviços e ministérios, e também traçados um plano de ação, um planejamento estratégico e orçamentário. Assim, esta Obra nascente continuará a se desenvolver realizando eventos querigmáticos, cursos formativos (formação humana e espiritual), ajudando as paróquias na evangelização querigmática, especialmente em praças, colégios, universidades e nos principais pontos da cidade.
  3. Transição: Com a abertura oficial e inauguração de uma estrutura física, a qual chamamos de Centro de Evangelização, a Obra é lançada para uma outra etapa: etapa de transição. Mediante a avaliação do desenvolvimento da Difusão da Obra, surge a oportunidade de ser indicada ou não para se tornar uma fundação missionária e, portanto, ter uma casa de Missão com consagrados da Comunidade de Vida, passando, assim, a ser acompanhada não somente pelo setor da Difusão da Obra, mas por todos os setores do Governo Geral da Comunidade Shalom: Assistência de Formação, Missionária, Apostólica, Vocacional, Assessoria Jovem e Economato.

    Hoje, após o envio de uma carta à sede da Comunidade Shalom em Fortaleza, pedindo a implantação de uma casa de missão aqui em Uberaba, enviada pelo nosso Arcebispo Dom Paulo, encontramo-nos na expectativa de iniciar a fase de transição.

    O trabalho de evangelização na cidade vem crescendo por pura misericórdia da Divina Providência. Somos aproximadamente 60 membros, sendo três consagrados na Comunidade Shalom pelo vínculo de Aliança[3], vários jovens e também alguns adultos. Por este fato, o Governo Geral da Comunidade, em resposta à carta de Dom Paulo, enviou um missionário de Fortaleza, no final do ano passado (2022), para duas pautas principais: sanar as dúvidas do Arcebispo, e também do Monsenhor Célio, que esteve presente durante a reunião; e uma visita com todos os membros da Obra de Difusão de Uberaba para atualizar-nos sobre os próximos passos.

 

 

     Certos de que a vontade de Deus é soberana, e que existe um trabalho a ser feito nesta cidade através do Carisma Shalom, a Obra mantém-se em oração e começa a dar passos para que, o mais breve possível, tenhamos uma casa de missão aqui em Uberaba.

  

Kadu Ferreira

Promotor Apóstolo – Shalom Uberaba

[1] Obra: são todas as pessoas que se identificam com o carisma, aderem a ele e participam ativamente das atividades próprias da Comunidade Shalom.

[2] A Comunidade de Vida é o núcleo central da Comunidade Shalom. Seu estilo de vida reproduz o modelo das primeiras comunidades cristãs, pondo tudo em comum e renunciando à posse de bens materiais, projetos e planos pessoais, chamados a seguir Jesus Cristo através de uma dedicação particular à oração, vida fraterna, serviço na Obra e apelo da Igreja.

[3] A Comunidade de Aliança é o chamado do Senhor para viver o seguimento a Ele e seu Evangelho, através de uma consagração de vida, permanecendo em suas famílias, residências e suas atividades profissionais, chegando dessa forma a pessoas que espontaneamente não iriam à igreja.

 

Compartilhe: