Vigília Pascal: a Vigília das Vigílias

Com certeza, a Semana Santa para nós, cristãos e cristãs, é a celebração do ápice de nossa fé. A certeza da Ressurreição de Cristo é o que professamos e acreditamos. Além disso, a Semana Santa traz para os que participam dela a experiência dos últimos momentos de Jesus, antes de sua glória. Podemos, de perto, experimentar aquilo que seus discípulos experimentaram há mais de dois mil anos, em especial, sua Mãe, nossa Mãe, Maria.

O tríduo pascal, iniciado com a celebração da Missa do Crisma, que pode acontecer na quarta-feira ou na quinta-feira pela manhã, anuncia a todos a Unidade de nossa fé. O bispo, rodeado por seu presbitério, consagra os Santos Óleos. À noite, celebramos juntos a Santa Ceia, sinal de compromisso, partilha, amor e serviço. Nesta celebração, o sacerdócio foi instituído. É esta celebração que recordamos em cada Missa, diariamente.

A morte de Cristo, na Sexta-feira, costuma trazer para todos nós um luto, mas um luto que deve ser refletido. Quantos irmãos e irmãs morrem diariamente por eu não colocar em prática os ensinamentos de Jesus? O pecado mata, o pecado nos afasta de Deus, e é isto que Jesus na Cruz vem nos recordar. Quando somos indiferentes em nossa Comunidade, estamos também sendo indiferentes com Jesus que nos ensinou o caminho que nos leva ao Pai, caminho que sozinho não é possível ser feito.

O Sábado Santo é um dia recheado de muitas brincadeiras populares ou ainda trocadilhos que no passado fizeram parte de nossa realidade. O “Malhar o Judas” está entre algumas expressões populares desse dia. No entanto, deveria ser um dia de silêncio e reflexão. Cristo está morto. Na noite do sábado, vem o anúncio da Páscoa! O acendimento do Círio Pascal é o momento em que a Comunidade, em torno de uma fogueira, celebra já a iluminação de Cristo nas trevas em que nos encontrávamos antes de sua vinda.

A celebração da noite do Sábado Santo vem nos recordar a beleza do amor de Deus para com a humanidade. Os textos bíblicos recordam a Criação, a vitória do povo hebreu sobre o Faraó e a aliança de Cristo. A renovação das promessas batismais vem nos recordar estes compromissos assumidos no dia de nosso batismo: todos somos reis, profetas e sacerdotes. Somos enviados para anunciar com dignidade a Boa Nova.

A Vigília Pascal é a celebração mais importante de nossa fé. É ela que traduz para todos o Mistério Pascal de Cristo. Começamos a celebração de luzes apagadas e aos poucos as velas acendidas no Círio Pascal iluminam a Comunidade. Esta celebração, com certeza, nos preenche com uma alegria inefável. Para mim, dentro do tríduo pascal, ela é capaz de traduzir aquilo que uma certa canção diz: “o Sol deve se pôr para se erguer”. Não há Ressurreição sem cruz! Portanto, que nos lembremos sempre dos desafios da cruz para celebrar as vitórias da Ressurreição!

Aqui estão alguns registros do Sábado Santo celebrado na Paróquia da Ressurreição!

Feliz Páscoa!

Amanda Oliveira