Estelau

HISTÓRICO

A Escola de Teologia para Leigos da Arquidiocese de Uberaba – ESTELAU – existe desde a década de 1990, fundada por Dom Benedicto de Ulhoa Vieira, Arcebispo metropolitano. Em 2002, assumiu a diretoria a Professora Dra. Nilza Martinelli Gomes e a Escola teve vários assessores espirituais. Em 2012, com a chegada do novo arcebispo Dom Paulo Mendes Peixoto, a Escola ganhou vigor renovado. Agora em 2019, com o Curso reestruturado, será aberta nova turma para ínicio em agosto de 2019. A novidade da ESTELAU é que haverá três pólos de estudos: Araxá, Frutal e Uberaba.

DURAÇÃO E HORÁRIO

O Curso de Teologia para Leigos da Arquidiocese de Uberaba tem duração de cinco semestres, sendo ministradas aulas uma vez por semana. Cada matéria é apresentada em aulas duplas de cinquenta minutos, e o intervalo delimita as duas disciplinas da noite. Os alunos contribuem com mensalidade simbólica.

OBJETIVO

Formar líderes e multiplicar evangelizadores, ajudando-os a crescer na maturidade da fé, na identidade cristã, na intimidade com a Palavra de Deus, no serviço à evangelização e na ação missionária da Igreja.

METODOLOGIA

As aulas são administradas de forma expositiva. Ocorrem apresentações, por parte dos estudantes. Trabalha-se com recursos audiovisuais, além de trabalhos em grupos, seminários, debates, etc. As aulas são online e acontecem através da plataforma do Google Meet.

AVALIAÇÃO

Procura-se verificar a aprendizagem do aluno, sua compreensão dos conteúdos e articulação dos mesmos em vista da aplicação pastoral. As avaliações são de diversos modos.

CORPO DOCENTE

Os professores do Curso de Teologia são em sua maioria presbíteros, religiosos e leigos, com formação em Teologia.

DESTINATÁRIOS

Todos os cristãos que desejam aprofundar sua fé, conhecendo melhor a palavra de Deus, a Doutrina da Igreja e sua ação evangelizadora.

CARGA HORÁRIA: 450 horas

330 horas de aulas teóricas
120 horas de trabalhos práticos e pesquisas

DIRETORIA

Marly Aparecida Spadotto Balarin

SECRETÁRIAS:
Marlene Aparecida Manzan Paiva

TESOUREIRA:
Marly Aparecida Spadotto Balarin

ASSESSORES:
Frei Maurice Bon Fils Yelome, OP
Pe. José Rinaldo da Silva Trajano
Pe. Rogério Consentino de Aguiar (Frutal)

CONSELHEIROS:
Frei Helton Barbosa Damiani, OP
Pe. Saulo Emilio Pinheiro Moraes

BREVES CONSIDERAÇÕES
A ESTELAU se propõe a conceder seja certificado, seja atestado com reconhecimento pela Arquidiocese de Uberaba, sem nenhum vínculo com o MEC. O Curso não tem valor acadêmico, segundo exigências do MEC. Entretanto, futuramente poderá ser estudada a possibilidade de reconhecimento como extensão universitária, por uma faculdade. É possível escolher algumas disciplinas específicas, sendo concedido atestado correspondente ao cursado.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

• Introdução à ESTELAU
  • Apocalipse
  • Cartas Católicas