Romaria Arquidiocesana em Sacramento – Peregrinos da Esperança na Oração e na Eucaristia

No dia 31 de agosto, a cidade de Sacramento, será palco de um evento de grande significado espiritual e comunitário: a Romaria Arquidiocesana promovida pela Arquidiocese de Uberaba. Com o tema “Peregrinos da Esperança: na Oração e na Eucaristia”, a romaria promete reunir cerca de 2.500 pessoas, entre sacerdotes, diáconos, seminaristas, consagrados e representações leigas de todas as Paróquias da Arquidiocese.

A escolha de Sacramento como local para esta romaria não poderia ser mais simbólica. A cidade, conhecida por sua rica história religiosa e cultural, será o cenário perfeito para manifestar a unidade da Igreja Arquidiocesana e fortalecer os laços de comunhão entre seus membros. Este encontro anual proporcionará um momento de enriquecimento espiritual e fraternidade, onde os fiéis poderão renovar sua fé e devoção.

Além disso, a romaria terá como objetivo estimular a devoção eucarística e mariana entre os participantes. A Eucaristia, centro da vida cristã, será celebrada com fervor e reverência, recordando-nos da presença viva de Cristo entre nós. Da mesma forma, a devoção a Maria, Mãe de Jesus, será ressaltada como modelo de fé e esperança para todos os peregrinos.

Um dos pontos altos desta romaria será o destaque dado ao Venerável Padre Vítor Coelho de Almeida, Missionário Redentorista nascido em Sacramento. Sua vida e testemunho de santidade serão lembrados e venerados, inspirando os fiéis a seguirem seu exemplo de amor a Deus e aos irmãos. Aprofundar o conhecimento sobre a vida e obra do Padre Vítor será uma oportunidade única para rezar pela sua Beatificação e fortalecer a espiritualidade dos participantes.

A preparação para esta Romaria Arquidiocesana tem sido cuidadosamente conduzida por uma comissão arquidiocesana, que conta com a colaboração de diversos membros da cidade de Sacramento. Desde a organização logística até a programação espiritual, todos os detalhes estão sendo planejados para garantir o sucesso deste evento tão especial. A união de esforços entre a Arquidiocese e a comunidade local é um testemunho vivo da importância e do compromisso de todos em fortalecer a vida da Igreja e propagar a mensagem de esperança e amor.

Além disso, a Romaria também servirá como preparação para o Jubileu de 2025, momento de celebração e renovação para toda a Igreja. Este encontro em Sacramento será um marco inicial para os preparativos deste grande evento, que promete reunir ainda mais fiéis em uma festa de fé e gratidão.

Em resumo, a Romaria Arquidiocesana em Sacramento será mais do que um simples encontro religioso, será um momento de profunda comunhão, devoção e esperança. Que todos os peregrinos possam vivenciar este momento com o coração aberto, fortalecendo assim a sua fé e o seu compromisso com o Reino de Deus. Que a bênção do Senhor esteja sobre todos os participantes, guiando-os e fortalecendo-os em sua jornada de fé e testemunho.

Padre Ricardo Alexandre Fidelis

Pároco da Paróquia Basílica do Santíssimo Sacramento